Seleções da USP sofrem com desistências e falta de apoio

A Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP) divulgou a lista de atletas que farão parte da seleção USP e disputarão a Copa Unisinos, realizada na cidade de São Leopoldo (RS), no final de setembro. Foram convocados pouco mais de 300 atletas para todas as modalidades coletivas. Porém, as seleções perderam muita força devido à desistência de atletas, à falta de apoio e de campeonatos periódicos de alto nível competitivo.

A seleção existe em todas as modalidades coletivas que tem inscrição aberta na Copa Unisinos. Os critérios de escolha dos técnicos e atletas são discutíveis, uma vez que as convocações são feitas muitas vezes por indicações e a notoriedade dentro do mundo esportivo uspiano influencia bastante. Segundo Leonardo Marinho da Cunha, o “Tocantins”, presidente da LAAUSP em 2012, os técnicos para as seleções da USP são escolhidos pela diretoria executiva da LAAUSP. “A preferência é por treinadores de equipes da USP, formados e que estejam em destaque no cenário esportivo atual. Além disso, levamos em consideração conversas com pessoas da área e que praticam a modalidade, para que possam comentar possíveis indicações”, esclarece Tocantins.

Nesse panorama, atletas mais conhecidos dentro do mundo esportivo da USP têm muito mais chances de serem chamados. “Quem monta o time é o técnico da seleção, com indicação dos técnicos das atléticas. Quem é conhecido tem mais possibilidades por já ter participado e muitas vezes por ter mais experiência”, ressalta Rafael Bichara, que atualmente faz turismo na ECA, já fez EEFE, é muito conhecido no meio do futsal masculino dentro da USP. Ele foi convocado em todos os anos em que foi estudante da universidade.

Falta de apoio

O número de atletas que não se juntam à seleção para os treinos é muito grande. Para o presidente da LAAUSP, os principais motivos dessas desistências são horários dos treinos, que podem coincidir com aulas ou treinos das atléticas, datas da competição, que não é um feriado prolongado, e falta de continuidade da seleção, que só é formada para um único campeonato (Unisinos).

Para Leonardo Amgarten, atleta do futsal masculino da ECA, convocado em 2008, 2009 e 2010, além deste ano, o principal problema é a viagem e as ocupações profissionais. Entretanto, ele, que participou de forma integral da seleção no ano de 2009, ressaltou que é uma experiência muito válida e a competição é de alto nível. “Essa é uma experiência que recomendo para todos que tiverem a oportunidade. É uma viagem bem diferente, na qual você vivencia muita coisa que dificilmente vai viver fora dali. Nos treinos, nos amistosos e principalmente na Unisinos, o nível técnico é bastante alto. É um nível difícil de se encontrar em um ambiente universitário”.

Tocantins também exaltou a competição, mas lamentou a perda de força das seleções. “A competição é muito interessante e motivante, mas para que as seleções voltem a ter força é preciso uma continuação do trabalho e uma participação em uma competição periódica, como a FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes) entre IES (Instituições Estrangeiras), além da volta da organização pela LAAUSP do TUSP (Torneio Universidade de São Paulo)”.