Haddad mantém favoritismo na USP para 2º turno

O candidato do PT possui 47% das intenções de voto da Universidade

Sondagem realizada na  comunidade USP pelo Instituto Júnior de Pesquisas Sociais (IJPS), em parceria com o Consórcio de Informações Sociais (CIS), aponta Fernando Haddad (PT) como o primeiro colocado na disputa eleitoral para a prefeitura de São Paulo com 47% das intenções de voto. O rival José Serra (PSDB) acumula 27%, porcentagem próxima a de brancos, nulos e indecisos, que representam 26% da comunidade uspiana. Considerando apenas os votos válidos, Haddad e Serra receberiam, respectivamente, 64% e 36% dos votos. Foram entrevistadas 1067 pessoas entre os dias 19 e 24 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Infografia: Sofia Soares

Os resultados apresentados pelo IJPS confirmam a tendência mostrada pela pesquisa para o primeiro turno realizada em parceria entre Datafolha e Jornal do Campus. No levantamento publicado na edição 400 do JC, o candidato do PT aparecia na frente com 25% das intenções de voto, contrariando a tendência da cidade que, naquele momento, tinha Celso Russomanno (PRB) como favorito.

Para o segundo turno, Haddad tem maior representatividade tanto entre alunos (61,4% dos votos válidos)  e funcionários (75%), quanto professores (72,3%). Na Escola de Enfermagem (EE) e na Faculdade de Medicina (FM), Serra aparece como o favorito com 64,7% e 61% dos votos válidos. A votação de Haddad na Faculdade de Educação (FE) chega a 95,7% da intenção de votos.

Transferência de votos
A maioria dos eleitores de Celso Russomano (PRB), Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Carlos Gianazi (Psol) no primeiro turno declarou a intenção de votar em Haddad. No caso de Gianazi, o índice de transferência chega a 88,1%. (Veja imagens abaixo)