USP garante bons resultados na Copa Unisinos, mesmo com dificuldades por falta de apoio

No fim do mês de setembro, aconteceu a 25ª Copa Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Algumas das modalidades de que a Seleção USP participou foram Futsal, Handebol, Vôlei, tanto feminino quanto masculino, Basquete Feminino, Futebol de Campo e Rugby. No geral, a USP conseguiu bons resultados, com destaque para os times campeões de Rugby e Handebol Masculino, mesmo enfrentando alguns problemas com a organização do evento, com a Laausp e com a Universidade.

A Copa reúne seleções não só de universidades brasileiras de estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, mas também do Uruguai, sendo, portanto, um importante evento esportivo universitário internacional.

Sem grande apoio da Universidade e da própria Laausp e treinando por faculdade, separadamente, com pouco tempo para os treinos como seleção, os times da USP sentiram diferença na hora dos jogos. As outras universidades tendem a estar mais entrosadas – uma das maiores dificuldades encontradas pelas seleções USP.

Além disso, há a falta de apoio financeiro para a participação no campeonato. Os atletas reclamaram do alto custo bancado por eles mesmos. “Temos que pagar 220 reais só para se inscrever, fora a passagem, alimentação, transporte local, etc. Eu sei que eles (Laausp) têm custos, mas papel importante das Atléticas é se viabilizar financeiramente, tirando  o peso das costas dos atletas”, afirma Guilherme Figueiredo, atleta do time de rugby, campeão do torneio.

Nessa edição, a infraestrutura do local foi satisfatória segundo os atletas da USP, mas a organização deixou a desejar. Thiago Badari, da seleção de Futebol de Campo disse ter havido problema com o regulamento: “Tivemos que correr atrás de outras equipes para alterar o regulamento, que foi mudado sem consultar a nós e outras equipes.”

Daniela Vilhena, que jogou pelo Handebol e pelo Vôlei Feminino, contou que esse último foi bastante prejudicado: “Tivemos que jogar o primeiro jogo (contra o melhor time do campeonato) muito desfalcadas, pois algumas atletas ainda não tinham chegado e eles não quiseram mudar o horário da partida”.

A USP participa do campeonato já há um tempo e tem tradição. Conquistou várias vitórias ao longo dos anos, em diferentes modalidades. Na 25ª edição, a seleção de Futebol de Campo ficou com a oitava colocação (de dez times), Vôlei Feminino com a quarta, Handebol Feminino e Vôlei Masculino com o bronze e o Basquete Feminino e o Futsal Masculino e Feminino com a prata.