Copa CEPEUSP de Funcionários tem como um de seus objetivos a integração entre unidades da USP

A Copa CEPEUSP de Funcionários realiza, em 2012, sua terceira edição. Coordenada pelo professor José Carlos Astrauskas e Emílio Antonio Miranda, ambos funcionários do CEPE, a competição é atualmente composta por 16 equipes representantes de diferentes faculdades, escolas e institutos da USP, formadas apenas por professores e funcionários da universidade.

Partida entre as equipes do HU e IME/IEE. (Foto: divulgação)

O CEPE é inteiramente responsável por dar todo o respaldo financeiro e suporte técnico para a realização da Copa. Apesar de ser um campeonato amador de futebol de campo, todas as suas normas e regulamentos são levados muito a sério, desde os exames médicos pelos quais os jogadores devem passar, para participarem da competição, às regras de arbitragem.

Astrauskas comenta que acha muito importante que esse tipo de atividade seja organizado na universidade, uma vez que ela promove o trabalho em equipe e a comunicação entre os jogadores, características que podem melhorar bastante o convívio dos funcionários e o próprio ambiente de trabalho.

Para André José da Silva, funcionário e coordenador da equipe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que participa da Copa desde seu surgimento, a competição não somente representa uma ótima oportunidade para integração entre professores e funcionários de universidade, mas também uma chance de passar mais tempo com sua família e se divertir. “Os jogos acontecem justamente aos finais de semana, que são o tempo que eu tenho para estar com a minha esposa e o meu filho. Por isso, eu trago todo mundo para assistir aos jogos no CEPE e combino o meu lazer, que é jogar futebol, com o lazer deles, já que lá é um lugar seguro e agradável para se passar o dia”, conclui.

Por ser um campeonato relativamente novo, o professor Astrauskas ressalta que há muitos projetos de melhorias da Copa para 2013, como o de dividi-la em duas categorias: a de funcionários “sub-40” e a de jogadores com 40 anos ou mais, além de reformas no regulamento. Outro projeto que está sendo discutido no CEPE é o da criação de um torneio de vôlei para as funcionárias e professoras da USP. “O objetivo é criar eventos que toda a comunidade da universidade possa participar”, conclui o professor.

A Copa, que teve seu início em 18 de agosto, chegará à rodada das semifinais dia 11 de novembro, na qual as equipes do IAG/IO, IQ, HU e, ainda a decidir, FAU ou Odonto, tentarão uma vaga na final, rumo ao título. O HU venceu os primeiros campeonatos, tornando-se bicampeão. Seria este ano, então, o ano do tri?