ECAtlética desiste de realizar o happy hour mais tradicional da USP

Desde o dia 27 de setembro, a atlética da Escola de Comunicações e Artes (ECA), não realiza a tradicional Quinta i Breja (QiB). A festa acontece toda quinta-feira na Prainha, espaço em frente à vivência da unidade. A ECAtlética e Centro Acadêmico Lupe Cotrim (CALC) revezavam semanalmente a organização do evento.

Apesar de uma das entidades responsáveis ter desistido, a QiB, que no mês de novembro completará dez anos de existência, não tem deixado de acontecer. Enquanto o CALC continua a realizar a festa quinzenalmente, as festas que deveriam ser feitas pela atlética resistiram por iniciativa do coletivo CANiL_ e do centro acadêmico.

Ilustração por Vinícius Pereira

Os problemas com a segurança foram o fator decisivo para a medida da ECAtlética, que emitiu uma nota em sua página no Facebook explicando explicou os motivos que levaram a atual gestão, Seu Venâncio, a parar de fazer a QiB.

Na festa do dia 27 de setembro, dois alunos sofreram um sequestro relâmpago. “Os sequestradores aparentavam bastante conhecimento sobre a ECA e a QiB e libertaram os dois alunos afirmando que não eram eles por quem estavam procurando”, diz o comunicado. Ainda houve, no mês passado, uma briga entre seguranças da QiB e cerca de dez “frequentadores do evento”.

“Durante as quintas-feiras deste ano, também tivemos incidentes. Uma bolsa desaparecia aqui, uma mochila era revirada ali. E, com o desenrolar do semestre, esses incidentes passaram a ocorrer com uma frequência cada vez maior”, continua a nota. Há também uma menção ao assalto que a atlética e o centro acadêmico sofreram em outubro do ano passado, quando o portão da vivência foi arrombado e equipamentos de luz e som foram levados.

O CALC divulgou também uma nota sobre a suspensão das QiBs realizadas pela atlética. Segundo a nota, “esse acontecimento é um reflexo direto da proibição de festas por parte da Reitoria, da Prefeitura do Campus e das direções de cada unidade.”

A entidade cita a demolição da vivência da Faculdade de Economia e Administração durante as férias de julho, o fechamento do velódromo para reformas, o fato de que os happy-hours da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo só acontecem agora após as 23h. Cita também as dificuldades impostas para a realização do show Calourada Unificada no início desse ano, quando as portarias da USP receberam ordens para barrar a entrada de caminhões de cerveja.

As dificuldades impostas para o fornecimento de cerveja são fonte de críticas dos membros do centro acadêmico. Os organizadores devem assinar nominalmente documentos junto à Prefeitura do Campus, ao Hospital Universitário e ao Batalhão da Polícia Militar para garantir a realização da festa. Eles alegam que ao assinar os protocolos, os membros podem ser responsabilizados pessoalmente por problemas que ocorrerem na QiB. Isso pode acarretar processos individuais, e não à entidade como um todo.