EEFE promove palestras na Semana do Livro e da Biblioteca

Com pouco público, professores deram dicas de leitura e discutiram sobre a Revista Brasileira de Educação Física e Esportes

A Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) realizou duas palestras para marcar “A Semana do livro e da Biblioteca” os temas discutidos foram “a arte de ler”, citando- se algumas dicas de leitura, assim como formas e métodos para ler, e a Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (RBEFE), ressaltando- se a importância da participação de todos no processo das publicações e o crescimento contínuo da revista. O evento, que aconteceu nos dias 23 e 24 do último mês, contou com pouco público, contabilizando em torno de quinze pessoas em cada dia, com maioria de alunos da EEFE, mas também pessoas da ECA e da FFLCH.

Leitor e diálogo
Quem nunca terminou de ler um livro e se sentiu uma pessoa mudada, com sentimentos e concepções diferentes? Quando o leitor entrega-se a uma leitura ele abre caminho para novas experiências, perdendo o controle racional. “A capacidade, a experiência de ler é uma coisa privada. É um contato direto entre você e o livro, sem um controle analítico das emoções”, afirma o professor da EEFE Luiz Dantas.

Mas, segundo o professor, há alguns métodos que podem ser levados emconsideração para uma boa leitura. Em um primeiro momento deve ser realizada uma leitura inspecional, folheando o livro para ver se ele vale a pena ser lido. É bom examinar a folha de rosto, o prefácio, o sumário, além de ler a contracapa.

Em seguida, completa Dantas, vem a leitura analítica. Você tem que saber sobre qual tipo de livro ou artigo você está lendo, além de definir o porquê dessa leitura (causas nobres e não nobres). Expressar a unidade do livro em uma única frase ou explicar sucintamente sobre o que é o livro. Tais medidas podem aumentar a qualidade o aproveitamento da leitura.

Dantas ressaltou mais de uma vez a necessidade de se fechar e entregar totalmente a um livro, destacando o quanto isso pode valer a pena. “Você precisa abrir um alçapão, descer as escadinhas com o seu livro e se fechar para ler. Você vai sair aparentemente da vida, mas vai te devolver uma vida extraordinária”.

A RBEFE
A Revista Brasileira de Educação Física e Esportes tem por objetivo publicar pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte e áreas afins. Como destaca Alexandre Moreira, professor da EEFE e editor-chefe da publicação, “isso é patrimônio da comunidade e especialmente das pessoas que buscam maior espaço para publicação de seus artigos”.

Com a incorporação da revista ao Scielo (Scientific Electronic Library Online), que é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, em novembro de 2011, os acessos têm crescido consideravelmente, aumentou a facilidade de encaminhamento e a visibilidade dos artigos expostos. A ideia é ainda em curto prazo disponibilizar a revista no facebook e criar um blog com entrevistas e convites para pesquisadores.