Após meses de reclamações, USP e SPTrans recebem DCE para discutir melhorias nas linhas circulares

Nesta quarta-feira, 27, na Prefeitura do Campus Butantã USP, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da SPTrans e da própria Prefeitura reuniram-se, a portas fechadas, para discutir a situação que funcionários e alunos dependentes do transporte público têm enfrentado desde as alterações de linhas de ônibus ocorridas no final de 2012.

Após a reunião, Letícia Alcantara, Thales Capri e Adrian Fuentes, representantes do DCE, revelaram a pauta da reunião para o JC. Durante quase duas horas de reunião foram levantados problemas relativos às linhas circulares como a superlotação em horários de pico, a insuficiência de veículos, as características específicas do transporte dentro da USP, as dificuldades de infraestrutura, o mal escoamento do fluxo de passageiros e os intervalos irregulares entre os ônibus circulares.

Segundo os estudantes, os representantes discutiram melhorias que poderiam ser implementadas especificamente nas linhas circulares, cujos veículos estão sobrecarregados com as alterações efetuadas nas linhas comuns no ano passado. “A SPTrans alega que a USP detêm características específicas como, por exemplo, ter um horário de pico que gira em torno das 22h e 23h, diferente do restante da cidade. Estudos serão realizados para melhor adequar as linhas circulares”, informou Adrian Fuentes.

Os representantes do DCE afirmaram também que, segundo a SPTrans, de imediato serão feitas realocações nas linhas circulares em busca de melhorar o fluxo de passageiros e atenuar as dificuldades que vêm sendo enfrentadas.

A matéria completa sobre os problemas no transporte do Campus Butantã será publicada na edição 406 do Jornal do Campus, disponível em 3 de abril.