Estudantes se posicionam contra Pimesp e denúncia do MP aos 72 da USP

Primeira Assembleia Geral de 2013 também aprovou o apoio à reconstrução do Canil da ECA

Na noite de quinta-feira, realizou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) a primeira Assembleia Geral dos Estudantes da USP de 2013. As três principais pautas propostas para discussão foram o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), diretas para a eleição do reitor e a retirada da denúncia do Ministério Público aos 72 estudantes e funcionários processados por ocupar a reitoria da USP em novembro de 2011.

Estudantes promoverão ato e abaixo-assinado em apoio aos processados (Foto:Thiago Benatti)

Apesar das divergências políticas e da manifestação de grupos contrários ao Diretório Central do Estudantes da USP (DCE), houve consenso no que diz respeito à necessidade da unificação do movimento estudantil e da construção de uma mobilização unida para que os objetivos em comum sejam alcançados. A assembleia teve duração de cinco horas e foram votados como eixos centrais do movimento a luta contra a implementação do Pimesp e contra a denúncia por formação de quadrilha feita pelo Ministério Público aos envolvidos na ocupação da reitoria.

As iniciativas votadas foram a construção de um ato em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo na praça da Sé, no dia 11 de abril, em que os estudantes pretendem entregar o abaixo-assinado com seis mil assinaturas à favor da retirada imediata da denúncia feita aos 72 estudantes. Também foi aprovado por consenso o apoio à reconstrução do Canil, espaço de convivência estudantil da Escola de Comunicação e Artes (ECA), demolido em janeiro deste ano sem o consentimento dos estudantes.