Cinusp apresenta o Novíssimo Cinema Brasileiro

6a edição da mostra traz 22 filmes e 6 pré-estreias

Nos últimos anos, o produção audiovisual brasileira superou a “comédia pastelão”, ocupação policial em favelas e a ditadura militar, para abordar temas políticos, sociais e culturais intrínsecos ao cenário atual do país. Apenas em  2016, mais de 140 filmes nacionais foram lançados nos cinemas do Brasil e do mundo, entre eles o aclamado Aquarius, Mãe Só Há Uma, da ecana Anna Muylaert, e Chatô, o Rei do Brasil produção sobre Assis Chateubriand.

A fim de exaltar a  produção cinematográfica recente, o Cinusp Paulo Emílio traz a 6a Mostra Novíssimo Cinema Brasileiro de 13 de março à 07 de abril com exibição de filmes — inéditos e antigos — discussões e debates.

A professora Patrícia Moran Fernandes, diretora do Cinusp, explica que a ideia de “novíssimo” está ligada à questão temporal, àquilo que tem sido produzido recentemente, e não a um conceito ou linguagem específica. São diversos temas e experimentações, abordando vários assuntos e gêneros.

Muitos dos filmes a serem apresentados na mostra foram lançados em grandes festivais europeus, como Cannes, Berlim, Viena e Veneza, antes de chegarem ao Brasil.

A estratégia procura dar vitrine e prestígio ao filme, colaborando com sua distribuição de mercado, venda e exibição. Além do cinema tradicional, a tática também pode despertar o interesse de serviços de filme on-line, como a Netflix e Claro NOW. Ainda,  quando os filmes chegam ao mercado nacional já premiados no exterior, despertam mais interesse por parte do público, e alavancam a bilheteria

Por exemplo, Aquarius, filme de Kléber Mendonça Filho, teve grande expectativa no Brasil depois de sua polêmica estreia na França. Em meio ao Festival de Cannes, o elenco desfilou pelo tapete vermelho com placas escrito: “”Um golpe ocorreu no Brasil”, “Resistiremos” e “Brasil não é mais uma democracia”, dentre outras manifestações de indignação com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Antes da exibição do filme, a equipe voltou a protestar, com um “Fora” que ecoou pela sala do Grande Teatro Lumiere..“O diretor soube fazer uso de todo o mal-humor gerado pela crítica, de forma a capitanear toda a situação”, explica a professora Patrícia.

O novíssimo cinema brasileiro mescla  autores e diretores contemporâneos com jovens e novos talentos. Em um ambiente dominado pelos homens, a Mostra do Cinusp traz doze filmes dirigidos por mulheres, exaltando seu trabalho, mas também refletindo uma sociedade em que a mulher busca seu espaço e igualdade de gênero.

Ainda que o foco tenha saído de favelas, violência urbana e retratos da ditadura militar brasileira mudou, as temáticas sociais ainda estão presentes de outras formas.<já não está no lead??>A mostra traz, por exemplo o filme Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida, que ao longo de três horas mostra o violento conflito entre os índios da tribo Guarani Kaiowá  e latifundiários no Centro-Oeste brasileiro. Outro exemplo da reprodução da violência no país é Mate-me Por Favor, de Anita Rocha da Silveira, que explora a vida de dois jovens transformada por crimes e assassinatos.

Há ainda a questão das ideologias políticas, muito marcantes na atualidade, dos movimentos das classes sociais e das questões das minorias.

O novíssimo cinema brasileiro reflete também um momento de grande heterogeneidade cultural, de ideias e tramas. O eixo Rio-São Paulo continua protagonista nos enredos, mas algumas produções trazem também as demais regiões do país. Tem ganhado destaque também novas produções de baixo orçamento, feitas de forma mais colaborativa, fora dos padrões de produção tradicionais e da indústria audiovisual.

A artista visual Dora Longo Bahia e o filósofo Vladimir Safatle comandaram uma mesa-redonda no dia 22 de março, quando discutiram o filme O Caso Dora. A mostra também contou com um debate entre o deputado federal Jean Wyllys e os cineastas Caio Cavechini e Carlos Barros, quanto ao filme Entre Homens de Bem, em 24 de março.

O Cinusp Paulo Emílio está localizado na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, na rua do Anfiteatro, 181.  O local tradicionalmente apresenta uma programação variada, com mostras temáticas preparadas por professores e alunos da universidade, seminários, cursos, pré-estréias e parcerias com festivais de cinema. As sessões ocorrem às  16h  e às 19h , de segunda a sexta-feira, exceto feriados. [ dúvidas em relação a essa questão de serviço / foco maior em falar da ideia de novíssimo ]

Serviço:

Mostra Novíssimo Cinema Brasileiro
13 de março – 7 de abril

CINUSP Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04
Cidade Universitária
Entrada Gratuita.

Programação: http://cinusp.dobralab.com.br/mostra/2017/03/novissimo_cinema_brasileiro/filmes