Livro multimídia e webdocumentário mostram cultura do bairro de Cidade Tiradentes

Produzido com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o livro expõe a arte de rua e as mudanças socioculturais da região do extremo Leste de São Paulo

No dia 27 de março será lançado o livro multimídia e webdocumentário Lá do Leste – Uma Etnografia Audiovisual Compartilhada, realizado pela professora do departamento de Antropologia da FFLCH Rose Satiko e pela documentarista e cientista social Carolina Caffé. O evento acontecerá na Casa da Cidade, e contará com a participação das autoras, dos professores Vera Telles (FFLCH) e Nabil Bonduki (FAU), pelo diretor do Instituto Pólis Hamilton Faria e por Daniel Hylario, artista-ativista e protagonista do filme etnográfico. O livro, que teve financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, será gratuito, e distribuído em escolas da Zona Leste, ONGs, centros culturais, bibliotecas e outros.

Moradores participaram de todo o projeto, desde o mapeamento até os filmes. (Imagem: divulgação)

O processo que culminou na realização do livro e do webdocumentário foi realizado desde 2009, com o mapeamento das várias manifestações artísticas e culturais de Cidade Tiradentes, concretizado pela ONG Instituto Pólis, e coordenado por Hamilton Faria. Depois desse trabalho, que resultou no Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, Rose e Carolina resolveram produzir um curta-metragem, também chamado Lá do Leste, que recebeu financiamento do edital de apoio a documentários etnográficos sobre patrimônio cultural imaterial do Governo Federal Etnodoc, e contou com o apoio do LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia) do departamento de Antropologia da FFLCH e também do Pólis. Como explica Rose Satiko, “na produção do documentário nós decidimos focar na arte de rua e no Hip Hop”. Com a finalização do curta as diretoras partiram para a realização de um média-metragem, o Arte e a Rua.

Rose destacou que há uma relação latente entre a arte de rua e as transformações socioculturais e urbanísticas do bairro, que serão discutidas na mesa de lançamento. Sobre a produção dos documentários, a professora destaca que elas acharam que “o curta não tinha contemplado todas as questões que a gente queria aproveitar, nós tínhamos material para isso”. E completa: “percebemos que talvez a gente tivesse material talvez para um livro. E a ideia seria que com esse livro divulgar questões que estão no filme”.

A particularidade dos projetos realizados foi a participação dos moradores em todo o processo, desde o mapeamento até os filmes. As gravações foram feitas por quatro moradores-pesquisadores contratados. O livro contém ainda um DVD com os dois documentários e extras, já o webdocumentário estará em um site, que tem por base os materiais (livro, documentários e extras).

Serviço:

Título: Lá do leste: uma etnografia audiovisual compartilhada (livro + DVD)
Autoras: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji.
Lançamento: Casa da Cidade, (Rua Rodesia, 398 – Vila Madalena – São Paulo, SP.), dia 27/3, às 19h30.
Webdocumentário: www.ladoleste.fflch.usp.br
Mapa das Artes de Cidade Tiradentes: www.cidadetiradentes.org.br