André Akkari fala sobre o pôquer na universidade

Veja a entrevista completa com André Akkari, jogador profissional considerado um dos maiores entusiastas do pôquer como esporte da mente e campeão de um evento da World Series of Poker (WSOP), a maior série de torneios de pôquer do mundo.

Como você vê uma possível integração do Poker em instituições de ensino e universidades? E como vê projetos como o FEA Poker, que organizou a sua palestra?

Depois de ser reconhecido como Esporte da Mente pelo IMSA (Associação Internacional de Esportes da Mente) em 2010 e pelo Minsitério dos Esportes no Brasil, cada vez mais vemos o poker se disseminar nas mais diversas áreas. Seja quebrando recordes mundias em números de inscritos em torneios, seja no aumento do nível técnico dos profissionais brasileiros, o poker tem alcançado esferas impensáveis a poucos anos atrás. Um deles que já é realidade desde 2007 nos Estados Unidos, também passou a ser considerado no Brasil. A Universidade de Harvard inseriu o poker em sua grade para que seus alunos usassem o esporte para entender melhor o ser humano, conhecer suas forças e fraquezas e saber como otimizar seus potenciais nas mesas de negociação. O poker é disciplina em várias graduações, incluindo o curso de Direito.

No ano passado, em abertura de um torneio de poker na capital paulista, o na ocasião Secretário dos Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, Sr. Walter Feldman, mostrou seu interesse em fazer com que o sistema de ensino no Brasil olhasse para esta idéia com carinho e quem sabe com um belo trabalho por parte dos educadores e das pessoas que ditam os rumos do poker no Brasil pudesse um dia também as nossas escolas se beneficiarem destas ferramentas que o poker traz.

Isso mostra o quanto estamos evoluindo no entendimento completo das potências que poker pode trazer para um indivíduo, deixando de lado qualquer preconceito ou falso entendimento que muitas vezes foram usados em relação ao nosso esporte.

Para você ter uma idéia de como o ritmo de desenvolvimento e consolidação do poker no país está avançado, até o ano passado eu acreditava que para a realidade brasileira, colocar o poker nas nossas universidades ainda seja uma ação muito distante. Porém, há poucos meses, fui procurado por uma das maiores instituições do país para ajudar a compor a primeira disciplina poker de uma universidade brasileira. Essa é uma grande vitória para o poker no Brasil e também um ganho fabuloso para as instituições de ensino do nosso país. A matéria poker permanece até hoje com um sucesso fenomenal nos EUA e fez com que esta ação fosse copiada em vários outros locais daquele país e há poucos meses também na Europa. Não temos nenhuma razão para deixarmos os americanos com esta vantagem educacional em relação aos nossos profissionais que saem para o mercado de trabalho todos os anos.

Quais as principais habilidades que o poker pode ajudar alguém a desenvolver e como elas podem influenciar na vida profissional?

O poker quando estudado a fundo e bem jogado traz habilidades fantásticas para relações comerciais, assim como a facilidade de entendimento das necessidades dos seus clientes, a relação de investimentos para compra de um produto ou serviço com alto valor agregado, a leitura corporal das pessoas em relação às suas satisfações e decepções diante de uma ação apresentada, como lidar com investimentos, fluxo de caixa e planejamento financeiro de sucesso em atividades de médio e longo prazo e muito mais. Fazendo uma analogia entre poker e negócios, há algumas lições que saem das mesas que podem ser aplicadas na sua vida profissional.

Uma delas é a “administração de patrimônio”, habilidade fundamental no poker, você entra em um torneio com a mesma quantidade de fichas de todos os participantes, mas você decide sozinho como gerenciar o seu “patrimônio” no torneio que é o seu stack. Saber a hora de ser agressivo e aumentar a aposta e a hora de ser conservador, recolhendo um pouco a ousadia é fundamental. Passando para o lado da vida fora das mesas, o pensamento é igual com relação ao seu salário, seu pró-labore, seu negócio próprio ou qualquer outra fonte de receita: se for muito conservador, vai perder a oportunidade de crescer. Mas o excesso de agressividade pode te levar à bancarrota.

Outra habilidade é “entender padrões de comportamento” que é um grande desafio e que pode ajudá-lo muito no dia a dia para lidar da melhor forma possível com colegas de trabalho, chefes, subordinados, parceiros e clientes. Na mesa de poker essa é a principal habilidade a ser trabalhada. Eu analiso absolutamente tudo, chego a passar várias rodadas sem me mexer muito, apenas observando como cada jogador se comporta; percebo coisas como quem paga a aposta quando tem o segundo par, quem fica sério quando não tem jogo e quem faz piadinha quando tem alguma coisa na mão. Assim como você estará analisando os padrões de comportamento de seus colegas, o inverso também acontece. Mas isso não significa que a tática vá virar uma queda de braço.

Estudar o comportamento alheio vai criar uma biblioteca da pessoa com quem você trabalha. Com isso você consegue compreender melhor como ele te enxerga e o que fazer para que essa visão esteja a seu favor. Mais uma lição que você pode levar é o “Conhecimento para coragem”. Para ser um campeão de pôquer, nada mais fundamental que coragem. Não dá para deixar nada para a próxima. A melhor estratégia é encontrar sempre a jogada mais lucrativa. Por isso, é preciso uma boa dose de ousadia, uma vez que as inseguranças não podem paralisar o profissional ou o jogador, o famoso deixa para amanhã não existe na mesa. Tanta coragem não vem de dom ou iluminação divina. Assim como no trabalho, a consciência e a dedicação é que gera a segurança. Se você estuda o jogo, se empenha na partida e se dedica na identificação das oportunidades é mais fácil ter coragem.

Por último, destaco “A hora do all in”, um dos momentos mais dramáticos de uma partida de pôquer é a hora que um dos participantes declara o chamado all in, ou seja, aposta todas as suas fichas naquela rodada. Neste momento, ele sabe o que tem na mão, mas não sabe qual será a reação e nem tem conhecimento das cartas que estão com seus oponentes. Na vida profissional, apostar todas as fichas em um projeto ou em um movimento também é um dos momentos mais difíceis. As dúvidas são muitas, mas é fundamental acertar na hora de colocar todas suas fichas na mesa. É aquela hora em que você vem construindo uma carreira e gostaria de dar uma guinada ou mudar de área. Tem de ter coragem e apostar todas as suas fichas no plano, enfrentando a insegurança, o receio e até a possibilidade de abandonar projeto em busca de uma nova alternativa. Não dá para prever a reação do outro, mas você sabe que seu jogo tem valor.

Qual a importância da aceitação do Poker como um esporte da mente nesse contexto estudantil?

O poker, assim como outros esportes, constrói o ser humano. Não estou falando somente das habilidades aplicadas ao mundo dos negócios e que podem também serem replicadas na vida pessoal. O esporte da mente conecta o jovem a outros da melhor forma possível, socializa o indivíduo incluindo-o num contexto produtivo, de troca de idéias e pensamentos sobre o jogo. Promove uma interação super saudável no contexto estudantil, gera discussões que fortalecem virtudes valiosas para os jovens na fase de consolidação das suas vidas. O poker quando levado a sério desperta o desejo de disciplina, pois é necessária muita dedicação envolvimento para prosperar; disciplina essa que serve para construir seres humanos. Outro ponto a ser considerado como positivo do poker no contexto estudantil é o seu caráter absolutamente inclusivo, onde pessoas de todas as idades, classes e gêneros podem participar de igual pra igual.

Quais são suas expectativas para o futuro do poker no cenário nacional e internacional?

Estamos caminhando para a regulamentação completa da atividade em diversos países do mundo. Estão entrando no poker diversas forças mundias de gigantes do entretenimento que podem alterar para sempre e para melhor os rumos do esporte no Brasil e no mundo. Assim como a regulamentação dos negócios na internet ainda tem algumas arestas para serem aparadas, o poker online, por estar inserido nesse contexto, também tem esse desafio pela frente, mas a curva, principalmente a brasileira, é bem ascendente.
Caminhamos geometricamente para uma maior conscientização de jogadores e empresas ligadas ao poker. Todos os maiores torneios do Brasil recolhem imposto de renda e prestam serviços de orientação contábil para quem aufere ganhos no poker. Essa é uma das iniciativas que tem tornado o poker saudável, seguro e convidativo para as empresas apostarem suas fichas de marketing no esporte. Esse cenário já produziu um dos seus maiores frutos, Ronaldo Fenômeno foi contrato pelo PokerStars e atualmente representa a marca no Brasil; entre os seus compromissos com esse novo contrato, está jogar ao vivo e online com fãs do mundo inteiro, algo que ele fará com o maior prazer, apaixonado que é pelo poker e por toda a adrenalina que a competição lhe proporciona. Isso é algo extraordinário, um fato a ser celebrado por todos!!!!
Do lado das empresas, também já sentimos a aproximação de multinacionais encantadas com todas as possibilidades de entrega do poker. Na última edição do MasterMinds Poker Festival, que é um festival totalmente inclusivo para celebrar o poker como esporte da mente, já é o segundo em importância no Brasil, assistimos empresas como Sony, Grupo Bandeirantes e Terra dividirem espaço com empresas patrocinadoras segmentadas. É certeza que o movimento agora é de abertura completa, veremos cada vez mais novos profissionais surgirem, novos negócios e grandes empresas envolvidas.

Que dicas você dá para quem está conhecendo o esporte agora e se interessou em saber mais?

O poker está explodindo porque é muito legal viver a emoção e a adrenalina de sentar numa mesa e colocar a prova toda sua habilidade. Ele pode estar de várias formas na sua vida, como um hobby saudável entre amigos ou com a sua família, nas rodas de faculdade ou na sua casa mesmo pelo computador. Tem muita gente que pára por aí, o que é um tesão, pois você não precisa virar um jogador profssional de poker para viver esse mundo. Basta você acompanhar os diversos programas de TV no Brasil com comentários que são verdadeiras aulas de poker; transmissões por internet de torneios pelo mundo inteiro onde você pode fazer perguntas ao vivo para os comentaristas e tirar as suas dúvidas iniciais; discussões em mídias sociais são excelentes fontes para você aprender e se divertir ao mesmo tempo. Agora, se você quer mesmo mergulhar no esporte, além de seguir todas as pessoas e instituições mais importantes no facebook e no twitter e ficar por dentro de todas as evoluções, você tem que estudar, estudar e estudar. Devorar mesmo bibliografia especializada (já tem muitos títulos em português e a cada ano surgem novos), vasculhar vídeos de profissionais reconhecidos pela internet e vale a pena investir em cursos e coachings online e presenciais. Há diversas escolas americanas online que são referência, como a CardRunners. Há também a minha escola online e presencial já rodando com capacidade máxima. O CT Superpoker que é o online está passando por reestruturação para atender a demanda crescente de pessoas que querem ser positivos no poker. Os cursos presenciais no meu QG estão com vagas preenchidas até o meio do ano.