Pôquer ganha popularidade entre universitários

Esporte tem cada vez mais adeptos e mobiliza a formação de grupos como o FEA Poker, que tem como objetivo organizar a prática na Universidade

O pôquer é um dos jogos de cartas mais populares do mundo e, no Brasil, tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente entre os jovens. Isso se reflete também na população universitária. Um dos exemplos mais recentes é o surgimento do grupo FEA Poker, há cerca de duas semanas, encabeçado por cinco alunos da unidade que praticam e estudam o jogo. O grupo tem como objetivo incentivar a prática do esporte, tentando desmistificar a imagem de “jogo de azar” que cerca o pôquer há decadas. “Pretendemos divulgar o pôquer como esporte da mente e algo saudável e útil para as pessoas. Desmitificar o assunto, trazendo à tona a importância desses esportes e mostrar que ele pode servir para desenvolver lógica e habilidades relacionadas a negócios”, comenta Thales Moura, que é um dos fundadores do FEA Poker.

Para ele, é importante expandir o movimento para toda a USP e para os universitários como um todo. “Nesse pouco tempo, soubemos de mais pessoas de outros cursos que se dedicam a isso e que tem iniciativas relacionadas”, afirma Moura.

Além do grupo, outros movimentos surgidos recentemente comprovam o aumento da popularidade do esporte na USP. Entre elas está o USPoker, grupo do Facebook criado para organizar torneios entre os alunos, e o 1º Campeonato de Pôquer da Farma, organizado no dia 12 de abril. Outras unidades, como EEFE, EACH e POLI também possuem grupos de alunos para a organização de partidas e campeonatos.

André Akkari (centro) apresentou palestra em evento realizado na FEA. (Foto: divulgação)
Maior atleta do país dá palestra na USP

A primeira palestra organizada pelo FEA Poker ocorreu no dia 2 de abril no evento “Empreender 2013”, realizado pela FEA Júnior, e contou com cerca de 70 espectadores. O palestrante convidado foi André Akkari, jogador profissional considerado um dos maiores entusiastas do jogo como esporte da mente e campeão de um evento da World Series of Poker (WSOP), a maior série de torneios de pôquer do mundo. Ele é a figura brasileira mais conhecida nesse meio, sendo inclusive agenciado pela 9ine, empresa do ex-jogador Ronaldo. Akkari destacou o crescimento da popularidade da prática. “Cada vez mais vemos o pôquer se disseminar nas mais diversas áreas. Seja quebrando recordes mundiais em números de inscritos em torneios, seja no aumento do nível técnico dos profissionais brasileiros, ele tem alcançado esferas impensáveis a poucos anos atrás” explica Akkari.

Por exigir variados tipos de conhecimento, o jogo é visto por muitos como uma forma de  aprendizado alternativa para a vida profissional, existindo, inclusive, cursos de pôquer em faculdades renomadas, como Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “O pôquer, assim como outros esportes, constrói o ser humano. O esporte da mente conecta o jovem a outros da melhor forma possível, socializa o indivíduo incluindo-o num contexto produtivo, de troca de ideias e pensamentos sobre o jogo”, explica o jogador

Segundo Akkari, iniciativas como a de Harvard provam o nível de desenvolvimento do esporte e fazem com que alunos usem o pôquer para entender melhor o ser humano, conhecer forças e fraquezas e saber como otimizar seus potenciais em mesas de negociação. Ele vê com otimismo o futuro do pôquer no cenário nacional e internacional: “Estamos caminhando para a regulamentação completa da atividade em diversos países do mundo. Estão entrando diversas forças mundias de gigantes do entretenimento que podem alterar para sempre e para melhor os rumos do esporte no Brasil e no mundo”, afirma.

Saiba mais

Além de jogador profissional, André Akkari é empresário no meio do pôquer. Ele é dono da AW8 Eventos, empresa que organiza torneios de pôquer no país.

Veja a entrevista completa no site do Jornal do Campus.

Acesse também a página oficial FEA Poker, com informes de campeonatos que acontecem na USP, além de análises sobre o esporte em geral. O endereço é www.facebook.com/feapoker