Atléticas se preparam para jogos no próximo feriado

Torcidas de nove atléticas da Universidade estarão no interior de São Paulo para acompanhar seus times favoritos nos tradicionais Interusp e Juca

Entre os dias 30 de maio e 02 de junho duas das mais acirradas competições do calendário de jogos universitários serão disputadas. O Juca, Jogos de Comunicações e Artes, está em sua 20ª edição, enquanto o Interusp fará em 2013 a sua 28ª edição. Juntas, as duas competições contarão com nove das atléticas mais tradicionais da Universidade participando de disputas em diversas modalidades.

Nos primeiros 16 anos os jogos tiveram a hegemonia da Medicina Pinheiros. A rivalidade aumentou a partir do ano de 2000 com a primeira vitória da Poli, daí em diante as duas unidades tem se revezado no topo da competição. Os estudantes de medicina já acumulam 21 vitórias, enquanto os futuros engenheiros tem 7 taças no currículo até agora (confira o gráfico).O Interusp acontece desde 1985 e reúne as atléticas da Escola Politécnica, da Medicina Pinheiros, Medicina Ribeirão Preto, Faculdade de Odontologia, FEA; ESALQ, Faculdade de Direito (Largo São Francisco) além da Faculdade de Farmácia e Bioquímica.

Juntamente com Poli e Medicina Pinheiros, a FEA (AAAVC – Associação Altlética Acadêmica Visconde de Cairu), tem acompanhado os primeiros lugares da classificação do Interusp, conquistando nos últimos 5 anos a terceira posição. Agora as atléticas se preparam, definindo suas táticas. “Nós da Atlética da FEA sempre temos como estratégia trazer os bixos o quanto antes para os treinos, para os jogos, porque todo ano muitos times nossos passam por uma grande renovação”, diz Leandro Viana, presidente da AAAVC.

Para os representantes das atléticas, a preparação significa dedicação total. Segundo a presidência da Atlética da Poli, acontece uma intensificação no ritmo dos treinos e de jogos. “Muitas equipes abrem mão de tarefas para se dedicarem aos treinos práticos e desenvolver a parte física e psicológica”, contam os representantes. Eles afirmam trabalhar para que cada equipe compita no melhor horário, com o máximo de torcida, além de estarem descansados para os outros jogos.

Volta a S. Roque

Em 2013, o torneio volta à São Roque, interior de São Paulo, após anos sem competições universitárias no município. “Desde 2001, a cidade estava com um decreto que proibia a realização de jogos universitários e com a mudança da gestão da prefeitura, conseguimos abrir um diálogo e liberar a cidade”, diz a presidência da Atlética da Poli. Outras atléticas também comemoram a volta à cidade. “Estamos aproveitando para levar o máximo de pessoas para apoiar nossos times. Investir no lado social dos jogos também é algo fundamental”, complementa Leandro Viana.

Juca

O Juca é outro evento que mobiliza estudantes no feriado de Corpus Christi e teve sua primeira edição em 1993. Os jogos desse ano acontecerão em Jacareí, também no interior de São Paulo, e reunirão atléticas de comunicação e artes de oito faculdades: ECA-USP, Mackenzie, Casper Líbero, Anhembi Morumbi, PUC-SP, PUC-Campinas, Belas Artes e Metodista. O Mackenzie é o maior vencedor da competição, com 14 títulos, seguido pela ECA-USP, com apenas dois e Casper Líbero, com um título.

Segundo Guilherme Manarin, presidente da Atlética da ECA-USP, os preparativos para os jogos estão bem encaminhados. “A cada dia que passa aumenta a responsabilidade e as tarefas. Porém tudo está caminhando no tempo previamente planejado.” Ele comentou também a rivalidade na competição. “Na maioria dos casos essa rivalidade é sadia. Torcidas adversárias trocam farpas, uma ironizando o perfil da outra, e isso gera, no final, uma integração amistosa e uma troca de experiência incrível entre as faculdades e seus alunos”.