Poli desenvolve canal de comunicação de 100 Gbps

A Escola Politécnica iniciou, em abril, os testes para um novo canal de comunicação de 100 gibabits por segundo (Gbps), que interligará o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) ao Centro de Computação Eletrônica (CCE). O canal tornará mais rápida e eficiente a troca de arquivos entre os computadores.

Tudo se baseia na técnica de computação por nuvem, que consiste numa grande rede de computadores partilhando programas e documentos e contando com vários servidores. “Você poderia ter o serviço rodando em data centers [centros de processamento de dados] nos vários campi”, explica Fernando Redigolo, pesquisador do LARC. “Se der problema em um, você pode baixar de outro”.

Segundo Redigolo, a velocidade do novo sistema pode ser até 10 vezes maior que a da tecnologia atualmente utilizada para o compartilhamento pelas nuvens de dados. A rede é 50 mil vezes mais rápida que a tecnologia de banda larga mais comum no Brasil. Ela conta, ainda, com a vantagem de diminuir o volume de equipamentos necessários para que possa ser instalada.

Além disso, será possível assistir a vídeos em ultra-alta definição, com resolução até 16 vezes maior que o formato HD atualmente utilizado em televisores, o Full HD, mas essa função ainda não está disponível para teste.

Segundo a escola, este é o primeiro projeto do tipo a ser implantado em uma universidade latino-americana. Para a instalação, foram compradas quatro interfaces de 100 Gbps, permitindo a instalação de duas conexões.

O projeto foi coordenado pelo professor Edson dos Santos Moreira, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e implantado no LARC pela professora Regina Melo Silveira. Os equipamentos foram comprados pelo projeto Conexão à Rede ANSP, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Um teste realizado em 30 de abril deste ano apontou a disponibilização de 99,58 Gbps de capacidade da rede. “A gente nunca consegue 100%, mas chegou bem perto”, afirma Redigolo. Após a fase inicial, o canal deve ser estendido à USP inteira.