Politécnico na equipe brasileira de remo disputa Sul-Americano

Arthur Gola de Paula, aluno do 3º ano de engenharia mecatrônica da Poli, foi convocado para a seleção brasileira de remo e competiu pelo país no Campeonato Sul-americano, realizado no Rio de Janeiro no último final de semana de abril. Atleta do Pinheiros, Arthur disputou pela 1ª vez uma competição pelo Brasil, e participou de duas regatas, nas modalidades Quatro sem Timoneiro e Four Skiff.

Durante as duas semanas de treinamento para o Quatro sem Timoneiro, ele conta que sofreu muita pressão dos companheiros devido ao pouco tempo para adaptação e pelo mau desempenho da equipe nos treinos, mas deu a volta por cima quando foi chamado para compor o Four Skiff, devido a um problema com um dos atletas. “Com a minha entrada, o Four melhorou muito, e o desempenho do outro barco acabou piorando”, diz. “Eu era o patinho feio, mas no fim acabei sendo disputado por dois barcos. Foi o reconhecimento do meu trabalho”, completa.

Arthur já treinava na USP antes de entrar na Poli. Foto: Arquivo Pessoal

Embora as duas modalidades tenham sido disputadas no mesmo dia, Arthur conseguiu competir em ambas. Mesmo com um resultado ruim no Quatro sem Timoneiro, o desempenho no Four Skiff surpreendeu. A equipe chegou a ficar em segundo lugar, incomodando a líder, mas por conta de um erro, a seleção terminou em quinto.

Na classificação geral, o Brasil foi o segundo colocado, ficando atrás da Argentina. Apesar da derrota, Arthur destaca o conhecimento adquirido no Rio no Janeiro e o fato de ter disputado duas regatas logo em sua primeira competição pelo país. “Tive a oportunidade de remar com pessoas muito experientes, e isso foi muito importante pra mim”, diz o politécnico.

Trajetória campeã

A ligação de Arthur com a USP começou justamente com o remo. Ele praticava o esporte na raia olímpica da universidade, em 2008, quando foi chamado para o Pinheiros. A partir daí, adquiriu gosto por treinamentos e passou a participar de competições pelo clube no ano seguinte.

Em pouco tempo, Arthur ganhou destaque no esporte. Após boa colocação em um campeonato disputado em Hamburgo, na Alemanha, ele adquiriu experiência e foi campeão brasileiro de juniores em duas modalidades no ano de 2010, além de outros títulos paulistas. No final daquele ano, veio a primeira convocação para a seleção brasileira, que disputaria o Sul-Americano. Porém, por conta de uma lesão no tornozelo, Arthur acabou não participando. A contusão coincidiu com o período do vestibular, e ele foi aprovado na Fuvest.

Após a recuperação, o atleta retomou a rotina no remo, conciliando a graduação com dois períodos de treinamentos. Um dos maiores desafios foi recuperar o desempenho que tinha antes da lesão, além da mudança da categoria júnior para sênior, que é um grande salto de dificuldade no remo. No entanto, outra contusão tornou as coisas mais difíceis para Arthur no fim de 2011.

Recuperado, o aluno foi muito bem nas competições em 2012, sendo campeão brasileiro em três modalidades, além de outra viagem à Alemanha. Livre de contusões, ele participou da seletiva para a seleção e conseguiu a vaga para o Campeonato Sul-Americano.

Embora nunca tenha competido pela Poli, Arthur diz que disputaria competições universitárias se tivesse oportunidade, mas o foco do atleta é treinamento para grandes competições. “Meu objetivo é o treinamento para grande desempenho, estou visando a disputa das Olimpíadas”, conta.

Para ele, a nova geração do remo brasileiro é uma das mais talentosas dos últimos anos, e buscará resultados expressivos em grandes competições. O próximo passo é garantir a classificação para os Jogos Olímpicos por meio do Mundial, em 2015.