Aluno do IME elabora site para ajudar estudantes na matrícula

No próximo período de matrículas, os uspianos poderão contar com o auxílio de uma nova ferramenta para montar suas grades horárias. O MatrUSP, desenvolvido no projeto de Iniciação Científica de Pedro Paulo Vezzá Campos, estudante de Bacharelado em Ciências da Computação, é um sistema que promete ajudar os alunos da USP a “encontrar a melhor combinação de disciplinas para o seu semestre” antes de realizar a matrícula no sistema oficial da Universidade, o JupiterWeb.

A ideia de criar o sistema surgiu após Pedro notar a dificuldade de muitos alunos em encontrar combinações sem conflitos de horário para a grade semestral, especialmente em cursos em que para uma mesma disciplina são oferecidas diferentes turmas.
O MatrUSP trabalha a partir das informações públicas disponíveis no JupiterWeb, extraindo-as das páginas do site. “Toda meia-noite o sistema varre o Jupiter em busca das disciplinas que estão cadastradas e que vão ter oferecimento no próximo semestre”, esclarece o estudante. A utilização da ferramenta é bastante simples. As matérias podem ser encontradas tanto a partir do nome quanto do código.

Após cadastrar as disciplinas desejadas, a ferramenta apresenta uma série de grades horárias possíveis, com as combinações das matérias, descartando todas aquelas em que possa haver conflito de horário. Há, ainda, a possibilidade de selecionar o docente com quem se prefere estudar determinada disciplina, caso houver mais de um.

Além disso, o MatrUSP permite ao aluno fazer mais de um plano para a sua grade horária e salvá-los no próprio sistema. A ferramenta, porém, não tem vínculo direto com a USP e não substitui a matrícula tradicional.

Jupiterweb e MatrUSP

O MatrUSP será em breve apresentado em reunião com o gerente do Sistema JúpiterWeb e diretor do Serviço de Assistência aos Sistemas da USP, Sergio Luiz de Brito Orsini. “Espero que essa reunião com o gerente do JupiterWeb possa nos ajudar a ter uma visão maior do que o Jupiter é capaz de fazer e dimensionar melhor o MatrUSP”, conta Vezzá. Orsini diz que, embora tenha tido pouco contato com a ferramenta, ela parece ser amigável e prática. “Do ponto de vista do JupiterWeb, tudo que agregar valor para ajudar a matrícula do aluno é interessante”, comenta.

O consultor de informática e professor do IME, Marco Dimas Gubitoso, que também auxiliou no desenvolvimento do MatrUSP, acredita ser possível integrar o projeto ao sistema oficial da USP, porém não antes de testes e discussões com a equipe técnica. “A proposta de ligar a grade horária ideal encontrada pelo aluno no MatrUSP e gerar a matrícula no Jupiter, em princípio, é factível, só não sabemos a dificuldade técnica dentro do sistema já montado”, diz o especialista.

Não se deve, contudo, esperar alguma integração de imediato, pois, como destaca Gubitoso, “o sistema ainda está em uma fase beta (em desenvolvimento)”. Pedro Paulo Vezzá também aponta que o site ainda poderá ser melhorado. “Esperamos recolher retorno dos alunos para adaptar e melhorar o sistema”.

Sistema importado

O MatrUSP é uma adaptação autorizada do simulador de grade de horários para matrículas da graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de onde Pedro Vezzá se transferiu em 2011. O MatrUFSC, desenvolvido por Ramiro Polla, formado em Engenharia Elétrica, é usado na universidade catarinense desde as matrículas do primeiro semestre de 2012. Polla diz que, tendo sido divulgado apenas por redes sociais, naquele primeiro momento o sistema contou com cerca de 1000 usuários. “No último período de matrícula (primeiro semestre de 2013) houve cerca de 5000 usuários”.

“Acho que todas as Universidades deveriam ter um sistema semelhante, simples de usar e tecnologicamente moderno”, opina o engenheiro. Apesar das funcionalidades, Polla conta que a administração da UFSC nunca se pronunciou a respeito. “Os desenvolvedores do sistema oficial já foram contatados algumas vezes, mas nunca demonstraram interesse”.