Alunos de Design vencem concurso da Airbus

Um grupo formado por estudantes do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) venceu o concurso Fly Your Ideas 2013, promovido pela fabricante de aviões Airbus e apoiado pela Unesco. A competição, que ocorre de forma bienal, contou com a participação de mais de 600 equipes do mundo inteiro e consiste em desenvolver ideias para uma indústria da aviação mais sustentável. Batizada de “Levar”, a equipe foi formada pelos alunos Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado, Caio Reis, da USP e Henrique Corazza, da Loughborough University, no Reino Unido.

O projeto, chamado Sistema rápido de carga e descarga para compartimentos de carga do avião, visa facilitar a movimentação das bagagens pelos porões de carga das aeronaves, usando um mecanismo similar a de mesas de hóquei, através de superfícies de baixo atrito que podem ser infladas e desinfladas, criando planos diagonais e possibilitando que as malas deslizem pelo compartimento. Para Marcos Philipson, líder do grupo, a ideia é benéfica para carregadores, passageiros e companhias aéreas, pois aumenta a eficiência no carregamento das aeronaves : “o nosso foco principal era melhorar o trabalho dos funcionários que carregam e descarregam os aviões, pois eles trabalham em posições muito desconfortáveis. Ao fazer isso, percebemos que diminuiríamos também o tempo necessário para realizar tal tarefa.” Ele também comentou sobre os desafios encontrados: “a principal dificuldade foi validar a ideia, já que a FAU não tem a infraestrutura necessária para construir um protótipo desse produto.”

O resultado do concurso foi divulgado no dia 14 de junho, na sede da Unesco, em Paris, e o grupo recebeu o prêmio de 30 mil euros pela vitória. Segundo Marcos, o grupo já definiu o destino do dinheiro. “Pretendemos investir o prêmio nesse e nos nossos próximos projetos juntos, já que ficamos satisfeitos com esse resultado e pretendemos repetir a experiência de trabalhar com esse grupo”, afirmou o estudante, destacando os planos para o futuro: “o próximo passo para esse projeto é encontrar um jeito de torná-lo realidade, para que ele possa de fato ajudar os trabalhadores desse meio.”

Equipe Levar venceu com projeto para facilitar carregamento de bagagens. Foto: divulgação