Cepeusp recebe atração da Virada Sustentável

O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (Prodhe) realizou no último dia 6 uma atividade no Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) como atração para a Virada Sustentável, que ocorreu em vários pontos da capital entre os dias 5 e 9 de junho. A atração aconteceu em um dos campos de futebol do Cepeusp, num popular “dez minutos ou dois gols”, e foi realizada em dois períodos. Embora a faixa etária tenha sido livre, o evento foi marcado pela presença de crianças, que já participam de outros programas conduzidos pelo Prodhe.

A temática da atividade foi o empoderamento dos espaços públicos, uma das principais vertentes da sustentabilidade. “Esse é um dos temas que estamos trabalhando na questão do desenvolvimento esportivo da garotada. Saber conviver no espaço púbico é fundamental para eles”, diz Marcus Vinicius Moura, um dos coordenadores do Prodhe. Para tal, a atividade foi conduzida de maneira livre, como em uma praça ou parque, com as próprias crianças se organizando em turmas por faixas de idade. “Só estou fazendo a função do adulto, controlando o tempo dos jogos”, diz o coordenador.

Após a atividade, as crianças preencheram uma pesquisa com dez questões para calculo do IDES – Indicadores de Desenvolvimento Esportivo e Sustentabilidade, uma adaptação para a sustentabilidade dos formulários que já são utilizados no Prodhe. A proposta inicial era realizar o evento no sábado, para atrair maior número de pessoas, de idades variadas. Porém, por conta de problemas com reservas de campo, além da inauguração da nova pista de atletismo do Cepeusp, que ocorreu no dia 6 de junho, a Virada acabou acontecendo na quinta-feira, o que prejudicou a presença do público. No entanto, o evento contou uma presença importante: a ex-tenista profissional Patrícia Medrado.

Além da própria atração do Cepeusp, Moura conta que os jovens também foram incentivados a participar de outras atividades oferecidas pela Virada Sustentável em toda a capital. “É importante envolver os garotos nas temáticas mais amplas da cidade. Divulgamos toda a programação dentro e fora da USP, para que eles soubessem que tem muita coisa fora daqui também”, diz Moura.

A Virada foi mais uma das diversas atividades do Prodhe oferecidas ao público jovem, visando ao desenvolvimento esportivo. Para Rosa Maria, mãe do garoto Thiago Lima, que já está há um ano e meio no programa, os resultados são refletidos não só no âmbito esportivo, mas também na educação e disciplina do filho. “Para ele e para mim, o Cepeusp é ótimo”, diz.