Funcionários da Higilimp recebem salários atrasados

Os funcionários da empresa Higilimp, contratada por algumas unidades da USP como Veterinária, Escola Politécnia, FEA, e Crusp para serviços de limpeza, receberam, no último dia 17 de junho, seus salários atrasados referentes ao mês de maio. Os trabalhadores da empresa permaneceram em greve, de 10 a 14 de junho, devido a irregularidades no pagamento. Para a assessoria de imprensa da reitoria, a paralisação foi parcial.

A Higilimp justifica as irregularidades no pagamento alegando que um vírus atingiu os programas da empresa e corrompeu o arquivo da folha de pagamento. Assim, todos os funcionários tiveram de ser recadastrados e os pagamentos foram feitos manualmente.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), o pagamento de 102 funcionários terceirizados foi realizado por dois funcionários da tesouraria e dois funcionários da administração da Superintendência da Assistência Social (SAS) da USP, sob a supervisão de Salvador Ferreira da Silva, procurador da reitoria da universidade.

A diretora do Sintusp que acompanhou as negociações, Neli Wada, afirma que o valor total dos pagamentos no dia 17 foi de R$ 29.901,00. Ela diz: “Os trabalhadores receberam os salários faltando redondinho de R$100,00 a R$500,00. Já alguns nem sequer receberam”. Ela ainda afirma que a empresa “ficou devendo” de R$ 50,00 a R$ 80,00 de vale-refeição a alguns funcionários, entre outros benefícios. “A reitoria se comprometeu a pagar apenas os salários atrasados, e cumpriu isso. Mas os benefícios ainda não foram pagos”.

No entanto, Marlene, sócia da Higilimp, esclarece que os pagamentos foram feitos com o dinheiro da empresa. “O que aconteceu é que foram levados cheques assinados para pagar os funcionários (pessoalmente), mas as folhas foram insuficientes. Assim os representantes da reitoria sugeriram que eles fizessem o restante do pagamento em dinheiro (em espécie) e foi dado um cheque à reitoria para repor esses gastos”. A reitoria confirma que a verba para os pagamentos veio da empresa.

Ainda segundo Marlene, que não quis revelar seu sobrenome, os benefícios foram pagos em 14 de junho. A assessoria de imprensa da reitoria afirmou que não tem informações sobre esse tipo de pagamento: “É a própria Higilimp que controla os benefícios pagos”.