Medicina Pinheiros lidera o Interusp, mas chuva em São Roque impede o encerramento da competição

Por Otávio Lino e Paula Peres

O Interusp, um dos mais tradicionais jogos universitários do Brasil, chegou neste ano à sua 29° edição. Como de costume, o campeonato foi realizado no feriado de Corpus Christi, entre 30 de maio e 2 de junho, na cidade de São Roque.

Disputado entre oito atléticas uspianas, o evento chegou ao fim sem ter seu campeão oficializado. Ainda restam duas finais a serem jogadas, adiadas por mau tempo. Ambas não têm previsão de realização. A Medicina Pinheiros poderá ser mais uma vez campeã, caso não perca nenhuma delas por W.O. (não comparecimento). As atléticas da Poli e da FEA completam as três primeiras colocadas desta edição, como tem ocorrido desde 2006.

Disputas acirradas

Segundo Victor Nunes, presidente da atlética da Poli, a tradicional rival da Medicina Pinheiros esteve muito perto de conquistar a vitória, mas a perda por W.O. no tênis feminino comprometeu todo o campeonato. “Nós geralmente disputamos pontos com a Medicina. O diferencial deste ano, e que foi legal para a equipe, é que em quase todos os confrontos diretos que nós tivemos, ganhamos.”, afirma Nunes.

O destaque fica para a FEA, que se consolidou como a terceira força do evento, ficando a poucos pontos das campeãs, que ganharam todos os Interusps disputados até hoje. Completam a classificação a Medicina Ribeirão, São Francisco, Farmácia, Odontologia e ESALQ, que amargou a lanterna desta edição, mas garantiu medalhas de ouro no atletismo e no futebol de campo, em disputa de pênaltis com a Medicina Ribeirão.

Para Leandro Viana, presidente da A.A.A. Visconde de Cairu, o título do Interusp é o maior desafio para a atlética da FEA. “Nao é impossivel. Sempre fazemos frente a Med e Poli em muitas modalidades. Temos que melhorar em outras para podermos ser campeões do Interusp, e estamos buscando isso. Há dez anos, brigávamos pela terceira colocação”.

“Este ano, dependendo do resultado das finais adiadas, teremos a menor diferença que já tivemos para o segundo colocado”, conclui. A FEA terminou o Interusp participando de 12 semifinais e 7 finais, sendo campeã em três modalidades: rugby, vôlei masculino e xadrez.

Evento gera renda

A cidade escolhida para a realização do evento deste ano foi a estância turística de São Roque, a cerca de 55km de São Paulo. Segundo dados divulgados pela organização, a cidade recebeu entre 3,5 mil e 4 mil pessoas para assistirem aos jogos e participarem das festas. Como retorno, o comércio local movimentou cerca de R$ 2, 5 milhões nos quatro dias da competição. A organização também doou uma tonelada de alimentos para o município.

Segundo Pupo Fernandes, Diretor de Esportes de São Roque, a organização do evento cumpriu com todas as exigências feitas. Além disso, ressaltou que nos quatro dias de eventos nenhuma ocorrência policial foi registrada. “A única impressão negativa que ficou para a sociedade foi a quantidade de latinhas de cerveja nos lixos das escolas municipais”. Por conta disso, a Câmara dos Vereadores está discutindo uma lei municipal que proíbe a entrada de bebidas alcoólicas nas escolas do município em quaisquer eventos.

Para Viana, que também participou da organização, a parceria entre prefeitura e comissão organizadora foi fundamental para a realização dos jogos. “Procuramos cidades com uma boa estrutura esportiva, pois o Interusp possui modalidades pouco praticadas no Brasil, como softbol, beisebol e pólo aquático”.

Além do sucesso na organização, os participantes tiveram à disposição um aplicativo feito especialmente para o evento. Por meio dele, todos puderam conferir a divulgação dos locais de jogos, resultados, notícias e informações sobre festas e diversos serviços oferecidos na cidade. “O aplicativo funcionou, foi uma inciativa muito legal da liga” afirma Thiago Ianner, diretor da atlética da Medicina Pinheiros.

Jogos Universitários pelo interior

Além de São Roque, diversas outras cidades do interior paulista receberam jogos universitários durante o feriado. A USP esteve presente na maioria deles, sendo representada pelas atléticas de faculdades como Psicologia, IME, ECA, EACH e Biologia, que se sagrou campeã do Interbio, torneio realizado em São Carlos.