Nova pista de atletismo do Cepeusp é inaugurada

Com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, o espaço passou pela primeira restauração desde 1972, mas ainda precisa de ajustes para ser finalizada
Pista de atletismo já está apta para uso dos atletas (Foto: Paula Peres)

Após cerca de dez meses de obras, a nova pista de atletismo do Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) foi inaugurada no último sábado (8). Foi a primeira grande reforma desde a inauguração da pista, em 1972. O evento contou com importantes personalidades do esporte nacional e da Universidade. A pista levará o nome do professor Antonio Boaventura da Silva, primeiro diretor do Cepeusp, falecido em 2005.

O projeto teve apoio do Governo Federal em parceria público-privada com outras empresas, sendo alavancado com recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte, orçados em 1,6 milhão de reais, segundo o Ministério do Esporte. Apesar de possuir seis raias, o que inviabiliza grandes competições, a pista segue padrões estabelecidos pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Ela foi pavimentada em várias camadas, além da inclusão do novo piso sintético certificado também pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A pista mantém os 400 metros de extensão do projeto original. “Foi um trajeto difícil, pois estávamos todos aprendendo. O resultado final foi uma verdadeira maratona”, diz Carlos Bezerra de Albuquerque, diretor do Cepeusp.

O espaço já está em condições de uso, mas ainda não está finalizado. A expectativa é de que, até meados de 2014, sejam colocados cercamentos de segurança para competições de arremesso, um novo gramado com melhoria na drenagem, além da instalação da nova iluminação da pista. A reforma é essencial para o uso do Cepeusp como centro de treinamento e aclimatação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Segundo Albuquerque, quatro delegações já sondaram as dependências do Cepeusp para a utilização do espaço: Itália, Canadá, China e Suíça. No entanto, ainda não existe nenhum acordo oficial.

Personalidades na Cerimônia

Cerimônia teve presença de personalidades como o ministro Aldo Rebelo (à esq.) (Foto: Rodrigo Dias Gomes)

O evento de inauguração teve a participação de nomes importantes do desporto nacional. O ministro do esporte, Aldo Rebelo, destacou a qualidade do espaço em seu discurso. “Que esse local sirva ao esporte em todas as suas dimensões, seja ela esportiva, educacional ou de inclusão social”. Para ele, a pista do Cepeusp representa um contraste com a situação nacional do atletismo. “Dois terços dos estados brasileiros não têm uma pista de atletismo”. O presidente da CBAt, José Antônio Martins Fernandes, também acredita que faltam espaços para a realização da modalidade no país. “A USP vem ajudar a desenvolver o esporte de alto rendimento e a parte social, com a parte científica auxiliando na evolução dos atletas”.

Quem também esteve presente na inauguração foi Marílson Gomes dos Santos, um dos maiores nomes do atletismo nacional. Segundo ele, o ponto forte da pista da USP em relação a outros centros de treinamento é a vegetação da Cidade Universitária, que torna o Cepeusp um espaço propício para a prática. “Eu gostei muito do local por ser bastante arejado, enquanto outros locais geralmente ficam em grandes centros, cercados por construções. Pra quem corre, é bem melhor”, conta o atleta, que comparou a nova pista com centros de treinamento europeus.

Desenvolvimento do Esporte Universitário

Embora o projeto atenda a uma demanda de esporte de alto rendimento, com a proximidade dos grandes eventos esportivos, a nova pista também traz frutos positivos para a prática do desporto dentro da USP. “O principal objetivo é alavancar o atletismo no esporte universitário”, opina o diretor do Cepeusp.

Segundo Stela Faustino, presidente da Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), a pista acarretará em um corte de custos com aluguel de espaços externos para a realização de competições. “Sem esse custo, as inscrições ficarão mais baratas e isso vai mobilizar a participação de mais atléticas”, diz. Para Rui Barboza, técnico de atletismo do IME, a reforma pode significar um maior incentivo à prática do esporte. “Apesar de não ter oito raias, a pista está ótima e atenderá a todas as expectativas para treinamentos. A novidade pode chamar mais alunos para a modalidade”.