Projeto leva música alternativa ao “Porão” da SanFran

A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco receberá, neste sábado, 29 de junho, Lô Borges, renomado cantor e compositor de rock progressivo e MPB. A apresentação marca a segunda edição do projeto Vozes do Porão este ano, depois de um show de retorno encabeçado pela cantora Dona Iná. Vencedora do Prêmio Tim em 2005, a sambista se apresentou em frente a um público de 110. Desta vez, a Produtora Viajeura, responsável pelo projeto, pretende atrair 220 espectadores. Borges foi um dos principais compositores do disco Clube da Esquina. Lançado em 1972 em parceria com Milton Nascimento, o álbum foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo melhor disco brasileiro de todos os tempos.

O projeto surgiu em 2010, por iniciativa de Doca em parceria com seu colega estudante de direito Mateus Basso. O tal “porão” é o espaço subterrâneo ocupado pelo Centro Acadêmico Onze de Agosto. O Vozes possuía a estrutura de um sarau. “Originalmente era para misturar várias formas de arte. Tinha dança, grafite… era tudo misturado na balada. Tudo independente, lado B”. Basso, inclusive, é fotógrafo e promovia uma exposição fotográfica após cada evento. No entanto, a iniciativa não durou muito e, em 2011, acabou por ser extinta. “Não dava para custear. Eram muitas formas de arte e vinham poucas pessoas”, explica Doca.

Doca, no Porão do Centro Acadêmico XII de Agosto (Foto: Fernando de Oliveira)

Em 2012, a Viajeira decidiu reativar o projeto Vozes numa versão reformulada. Desta vez, os objetivos imediatos são menos ousados. A intenção inicial é se concentrar na música e atrair nomes um pouco mais conhecidos, mas sem perder o ar alternativo, que sempre foi a marca do projeto. De início, o nome foi mudado para Palco Viajeira, mas, a partir deste ano, o título Vozes do Porão foi reativado. Existe agora, também, uma preocupação com a quantidade de pessoas, mantendo um máximo de 220, a fim de não prejudicar o conforto dos presentes.

O show será aberto por Lô Borges e, posteriormente, contará com a apresentação da banda Chá de Marimbondo, da qual o próprio Doca é integrante. Após os concertos, há sempre uma “balada” de confraternização. Os organizadores pretendem manter a estrutura e atrair mais bandas alternativas para apresentar trabalhos autorais, além de outros nomes mais famosos, para eventos futuros. O próximo contará com um show do cantor e compositor de soul music Di Melo, conhecido por canções como “Kilariô”, “A Vida em Seus Métodos Diz Calma” e “Se o mundo Acabasse em Mel” de seu disco solo, que leva o seu nome. O projeto não possui patrocinadores, mas conta com o apoio do Centro Acadêmico Onze de Agosto.

Doca reclama de um relativo isolamento do campus São Francisco e afirma haver um preconceito mútuo entre os alunos da faculdade e os de outros campi. Ele espera promover a integração entre sua faculdade e o restante da USP e não descarta a possibilidade de realizar projetos em conjunto com outros centos acadêmicos no futuro.

Além do Vozes, Doca lançará, ainda este ano, um Extended Play com a Chá de Marimbondo e seu primeiro álbum solo chamado “Circular”, no qual vem trabalhando desde 2005.

Os ingressos para a próxima edição do Vozes estão a venda no site http://viajeira.com.br/ por R$ 60,00. O evento é quinzenal.