Projeto que resgata memória olímpica brasileira busca verba

A professora Kátia Rúbio, da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), quer recuperar a memória dos 1.872 atletas que representaram o Brasil em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e conduz, para isso, um grupo de pesquisas que tem viajado o país atrás dos personagens nos últimos anos. Os recursos financeiros, no entanto, acabaram, e o grupo recorre agora ao financiamento coletivo pela internet (www.salvesport.com) para custear os gastos do projeto.

O trabalho consiste em recolher histórias de cada atleta sobre sua experiência olímpica e esportiva. Os entrevistadores abrem a câmera para que os esportistas deem seu depoimento da forma que preferirem. O produto final será uma Enciclopédia Olímpica Brasileira com as histórias em forma de verbete.

“Com a escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016 a pesquisa ganhou mais visibilidade”, explica Kátia. “Hoje tenho algo que nenhuma pesquisa produzida no país tem: o atleta falando sobre si mesmo. É um panorama do esporte olímpico brasileiro contado pelos próprios esportistas, com informações que poderiam ser usadas para fomentar novas políticas de iniciação esportiva.”

O projeto requer uma verba alta por exigir que o grupo viaje muito. Aprovado em 2010 pela Fapesp, teve seu prazo de financiamento expirado no final de abril. “Eu teria que esperar no mínimo mais três meses para ter um novo projeto aprovado. Por isso decidi entrar com o financiamento coletivo, com o qual posso levantar verba mais rápido”.

A meta é atingir pelo menos R$ 120 mil. Nos cinco editais da USP em que concorreu, a pesquisa não foi contemplada.

O grupo pretende terminar as 700 entrevistas restantes ainda esse ano, para publicar a Enciclopédia até o final de 2015.