Assaltantes invadem prédio de História e Geografia da FFLCH

Na noite do dia 23, por volta das 22 horas, três seguranças do prédio de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foram rendidos por um grupo de três assaltantes armados. Os indivíduos entraram no edifício sob o pretexto de utilizar o sanitário. Vários objetos foram levados do local.

O Boletim de Ocorrência foi registrado no 93º Distrito Policial, no Jaguaré, e a investigação está a cargo do Delegado Celso Lahos Garcia. Contatada, a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária afirmou que a segurança das Unidades está sob responsabilidade de seus respectivos gestores.

Em nota oficial, a Diretoria da FFLCH afirmou que foi feito um levantamento dos bens subtraídos para encaminhamento dos procedimentos legais, e dará detalhamentos sobre os objetos no “momento oportuno”. A assessoria de imprensa da Faculdade não divulgou os nomes dos funcionários envolvidos.

Um episódio que se repete. Há cerca de um mês, cerca de 15 homens armados invadiram o campus da USP na Zona Leste, renderam 29 vigilantes e um guarda e arrombaram 2 caixas eletrônicos instalados no 1º andar do prédio do Ciclo Básico da EACH. Todo o dinheiro disponível nos equipamentos foi levado, mas a quantia não foi divulgada pela polícia (confira mais na edição 411 do Jornal do Campus).

O Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária (SPP), Coronel Luiz de Castro Júnior, explica que é difícil fazer controle e identificação de quem entra na Universidade. “Não há restrição de acessos, pois além da própria comunidade uspiana, recebemos a visita de diversas pessoas da sociedade em geral”.

Segundo o superintendente, a SPP está buscando adotar medidas preventivas, inibindo e identificando ações delituosas. Para tanto, pretende aliar tecnologia a recursos humanos. “Dentre essa tecnologia um sistema de Circuito Fechado de TV, o que inclui a instalação de câmeras nas áreas comuns, cujas imagens devem ser disponibilizadas por meio de site a toda comunidade uspiana”, declara.