FAUECA busca recuperar ritmo dos atletas para próximos jogos

O segundo semestre esportivo da USP começa com duas faculdades amigas realizando um campeonato de um dia. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) se reunirão no Cepeusp no próximo dia 18, domingo, para competir em todas as modalidades coletivas, além de xadrez e tênis.

ECA e FAU competem em partida durante o campeonato universitário BIFE

Sobre a idealização do evento, o presidente da Atlética da FAU, William Chinem, explica que “Tradicionalmente, a FAU organiza um campeonato com a Arquitetura da Universidade Mackenzie – o FAMFAU, no qual são disputadas finais de todas as modalidades entre as duas faculdades, no primeiro semestre”.

O aluguel das quadras para o evento já estava pago e a Mackenzie cancelou o evento uma semana antes da data marcada em junho. Houve problemas de comunicação entre a atlética, que garantiu que a Mackenzie participaria, e seus atletas, que disseram que não havia disponibilidade de tempo. A 52ª e última edição do evento ocorreu em 2011.

A FAU sentiu necessidade de realizar algum evento que entrasse no lugar do FAMFAU no calendário esportivo, e logo pensou na ECA, já que as duas faculdades têm uma boa relação entre seus atletas. “O FAUECA Esportivo surgiu como um campeonato nos mesmos moldes, pra ser disputado no início do segundo semestre”, explica Chinem.

A Diretora Geral de Esportes da ECA, Anaís Klotz, ressalta que o segundo semestre costuma ser mais difícil pois não há a mesma empolgação em relação às competições que existe na primeira metade do ano, quando a ECA participa dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA). Assim, o convite foi prontamente aceito pela ECAtlética, que viu no evento uma oportunidade de recuperar o ritmo dos treinos o mais rápido possível.

Anaís e Chinem acreditam que será uma boa oportunidade para preparar os atletas universitários para as competições que estão por vir.

Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro a FAU participa do Interfau e no feriado de 15 de novembro acontece o BIFE, do qual a ECA também participa. Os representantes também afirmam que eventos mais informais como este deveriam ser estimulados por outras atléticas.

Além disso, os dois veem no evento a possibilidade de estreitar e consolidar ainda mais o bom relacionamento entre os atletas, alunos e atléticas no geral. “O FAUECA Esportivo será um desfecho de uma espécie de Fim de Semana da FAU e da ECA, já que na sexta-feira, 17, também realizaremos uma festa em conjunto”, diz Chinem.