Seleção USP convoca atletas para disputa da Copa Unisinos

No último domingo (11), a Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (LAAUSP) divulgou em sua página do Facebook os nomes dos atletas convocados a participarem das seleções que representarão a USP na Copa Unisinos de 2013.

Os atletas convocados são das modalidades de futsal, basquete e vôlei, tanto feminino e masculino, além de futebol de campo, juntamente com os respectivos horários de treino – que começam no próximo dia 19 – e equipes técnicas. As listas referentes às seleções de vôlei masculino, rugby e atletismo ainda não foram divulgadas.

Como vêm acontecido nos últimos anos, a Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), a Escola Politécnica (POLI) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) foram as unidades da USP com o maior número de atletas convocados, principalmente nas modalidades masculinas.

Kyara Camargo, aluna do primeiro ano do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA), diz estar surpresa por ter sido chamada para o time de vôlei no seu ano de caloura, pois isso não acontece com frequência nas seleções. “Gostei muito de ser convocada e estou meio nervosa com essa situação, mas bem ansiosa por fazer parte do grupo”.

Já para André Cavalieri, aluno do curso de audiovisual da ECA, que foi chamado pela terceira vez para o time de basquete e já tem alguma experiência, fazer parte da Seleção USP “é a melhor oportunidade que o atleta pode ter pra treinar em alto nível e melhorar seu jogo”.

É importante lembrar que as listas são extensas e que, até o campeonato, serão muito reduzidas. De acordo com a presidenta da LAAUSP, Stela Bersan Faustino, “os critérios de corte são responsabilidade da equipe técnica e não há interferência da Liga”.

Copa Unisinos

Este ano, a Copa chega à sua 26ª edição e será realizada nos dias 24 a 27 de outubro. A cidade de São Leopoldo (RS), onde a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está localizada, receberá atletas vindos não só de universidades brasileiras, mas também uruguaias.

Apesar de ser uma das maiores competições realizadas no país, Cavalieri acredita que “a Unisinos não é um bom campeonato” e que “é pela falta de campeonatos de alto nível que a USP aceita participar dele”.

Ele também ressalta que não existe um campeonato forte e bem organizado para as seleções das universidades.