Olipet une esporte a educação e estimula interação infantil

O Cepeusp promove a 15ª edição do Olipet, Olimpíadas do Projeto Esporte e Talento, uma competição esportiva organizada para crianças e adolescentes. O evento faz parte da proposta de Educação pelo Esporte da USP e vai até o dia 29 de setembro, acontecendo todo sábado das 8h às 13h30. Nos 15 dias de competição, participantes de diversas idades terão a oportunidade de apurar a habilidade esportiva por meio de circuitos desenvolvidos pelos organizadores para não só divertir as crianças mas também incentivar a prática esportiva diversa.

Dividida por faixa etária, a competição é um espaço de experimentação de atividades que abarcam tanto o desenvolvimento físico quanto social dos participantes. Maykell Araújo Carvalho, da equipe de coordenação do Olipet, ressalta que a intenção é desenvolver instrumentos pedagógicos. “No grupo mais jovem, cada atividade é chamada de Estação para o Desenvolvimento Esportivo, porque ele tem toda uma estrutura e uma dinâmica que leva a criança a se perceber nesse jogo”, explica.

As inscrições foram abertas a ONGs e escolas públicas com a condição de que cada instituição disponibilize um educador para fazer um curso de mediação no PET, Projeto Esporte Talento do Cepeusp. Baseadas no debate entre os profissionais, as aulas têm como objetivo aprimorar o ensino das práticas esportivas. Um dos participantes, Thiago da Silva Almeida é estudante de Educação Física e estagiário no Pelec, Programa Einstein de Lazer e Esportes na Comunidade, um projeto do Hospital Albert Einstein em Paraisópolis. O estudante relata: “aprendi coisas que nunca vi na faculdade, como o tipo de linguagem que deve ser usado para atingir a criança.”

Quanto às crianças, é unanimidade a alegria por participarem das atividades. Quando perguntados, os integrantes do projeto Eremim, uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, comentam que “foi legal conhecer outras crianças e um lugar diferente”. Entretanto, as vagas limitadas para inscrição obrigam as instituições a fazerem uma seleção das crianças que participarão da olimpíada. “Demos prioridade para as que nunca foram. As que já participaram adoraram e, infelizmente, acabam ficando na vontade de ir de novo”, comenta Thiago.

Como relata a educadora Nádia Salvine do Bradesco, nessa faixa etária o fator competição é somente um detalhe. A participação e interação são a principal chave de todo o evento, tendo como finalidade o desenvolvimento esportivo infanto-juvenil. A própria premiação contempla a todas as crianças, independente dos resultados, com prêmios de participação, buscando estimulá-las à continuidade da prática esportiva.

Para Ângela Cristina dos Santos, mãe de Henrique Agra Pereira, participante do PET, o esporte traz diversos resultados principalmente para as crianças: ”vejo uma melhora na disposição e, mais recentemente, um maior interesse em participar de competições”.

Integração entre crianças é um dos focos do Olipet. Foto: Felipe Higa