Atual campeã, USP buscará o bi inédito no Interfau

Uma das maiores competições esportivas universitárias do Brasil chega a sua 35ª edição neste feriado da Independência. Com duração de nove dias, o Interfau 2013 acontecerá entre 31 de agosto e 08 de setembro na cidade de Sumaré, interior de São Paulo e a 120 km da capital.

Longa duração da competição é destaque em cartaz estendido na FAU. Foto: Lara Deus

O evento reunirá as principais faculdades de arquitetura e urbanismo do estado. São elas: USP, Unicamp, Puccamp, Mackenzie, São Judas, Anhembi Morumbi e Escola da Cidade. Apesar de a hegemonia do torneio ser dos mackenzistas, os atuais campeões são os uspianos, que levantaram a taça no ano passado pela primeira vez em sua história.

Lutando pelo inédito bicampeonato, a USP entra como uma das grandes forças do torneio. Sabendo do favoritismo do Mackenzie, o presidente da Associação Atlética Acadêmia FAU USP, William Chinem, prefere adotar cautela ao projetar resultados, mas não nega a boa possibilidade de suas equipes sagrarem-se campeãs. “Não digo que entraremos como favoritos, mas temos grandes chances sim de conseguir este bicampeonato”, afirmou.

Esporte e festas: uma combinação possível

Além das competições esportivas, as festas também são marca registrada de quaisquer jogos universitários. Som alto, bebidas e integração fazem parte dos inters disputados Brasil afora. Com seus longos nove dias de duração, o Interfau não poderia ser diferente. O extenso calendário do evento inclusive é fator benéfico para o cruzamento de esportes e festas, conforme explicado por Chinem.

“O Interfau é bom porque você consegue descansar para os jogos. O calendário de partidas é menos apertado. Também tem a parte de festas, que você consegue aproveitar sem prejudicar o lado esportivo. Graças à grande quantidade de dias, não precisamos abrir mão nem das festas, nem dos jogos. Conseguimos fazer este equilíbrio.”

A competição que reúne estudantes de arquitetura e urbanismo, aliás, tem uma característica peculiar. Enquanto a maioria dos jogos entre universidades conta com escolas públicas de cidades do interior como alojamento, o Interfau reúne todas as faculdades em um mesmo camping.

“É o nosso diferencial. Ficamos nove dias acampando de verdade. No camping nós temos piscina, as barracas já estão próximas dos locais das baladas, também há quadras para jogarmos bola”, lembrou o presidente da Atlética FAU USP.

Chinem também destacou o leque de opções que a combinação de competições esportivas e festas abre aos estudantes. Aquele que é atleta pode ser atraído pelo fator esporte, enquanto os não-atletas são motivados a viajar pelo aspecto de integração.

“O Interfau consegue agregar pessoas que gostam dos jogos e das festas. Falando como atleta, posso garantir que todos os times são pilhados em jogar no Interfau, porque é um jogo bom de se fazer e também tem a questão da rivalidade. Quem não gosta muito de esporte acaba indo por causa das festas, que são muito boas. Rola muita integração também entre as faculdades”, finalizou Chinem.

* Errata: na versão impressa, a legenda da foto aponta que os “9 dias” seriam uma contagem regressiva para os jogos, quando na verdade trata-se do período de duração do Interfau.