Audiência reafirma diretrizes da greve

Estudantes, funcionários e professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) fizeram coro às reivindicações da greve, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Durante o evento, foi anunciada a aprovação de requerimento que convoca a presença do reitor, João Grandino Rodas à Alesp, a fim de prestar contas de denúncias de improbidade administrativa e das questões ambientais da USP Leste.

A contaminação do solo do campus foi a principal pauta da audiência e pedidos pela democratização das estruturas de poder da Universidade foram reiterados. Não houve representantes da Cetesb e da Superintendência de Espaço Físico da USP. Durante discurso, o deputado Carlos Neder questionou a decisão da instalação da USP Leste em terreno que já estaria na época contaminado, devido o assoreamento do rio Tietê. “Não podemos admitir que o poder público, inclusive a própria Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, se cale diante das denúncias”, protestou.

Segundo Hernandes Pereira, representante dos funcionários, a categoria sofreu por desrepeito, assédio moral e falta de diálogo, mas que hoje está em greve reivindicando seus direitos. Em sua fala, Fernandes também apresentou uma carta de junho de 2011, do então diretor do Parque Ecológico do Tietê, no qual ele pede a retirada da terra do campus. “É uma vergonha a terra ter sido colocada dentro da Unidade, de uma maneira totalmente irregular”, acrescenta.

Ao discursar, a estudante da EACH, Julia Mafra, afirmou que “a insatisfação pela atual direção não vem desde quando a placa [estopim da greve] foi instalada pela Cetesb, é uma questão anterior”. Julia fez referência a um episódio em agosto deste ano, no qual foi colocado na reunião do Conselho Universitário da Unidade a possibilidade de corte de vagas no curso de Licienciatura em Ciências da Natureza.

Durante os encaminhamentos, a professora Beth Franco pediu ações mais imediatas da Alesp em relação às reivindicações. No fim da sessão, os deputados Adriano Diogo e Leci Brandão afirmaram que estarão presentes em nova reunião com a Reitoria, marcada para amanhã, quinta-feira (26/09), às 16h.