Farmausp aparece com novo formato após anos de reforma

A Farma Universitária, fechada para reforma desde 2008, está em vias de reinauguração. Com um novo modelo de funcionamento, a Farmausp não comercializará mais medicamentos industrializados ou manipulados, como fazia antes. A farmácia-escola se tornará um polo de ensino, pesquisa e extensão à comunidade nas áreas de assistência e atenção farmacêutica, e trabalhará por projetos em parceria com o Hospital Universitário (HU) da USP e com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que fornecerá os medicamentos.

“O Conselho Federal de Farmácia publicou uma resolução com disposições sobre as atribuições das farmácias-escola, em 2008”, explica Sílvia Storpirtis, coordenadora docente da Farmausp. “Uma delas seria que a farmácia-escola deveria ser um laboratório de prática farmacêutica, que privilegiasse o contato entre profissional e paciente”. Objetivando o uso racional de medicamentos e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, ainda conforme a professora, tanto alunos de farmácia da graduação quanto da pós-graduação poderão se inscrever para estagiar na Farma Universitária.

“O médico do Hospital Universitário faz o diagnóstico, prescreve o medicamento e nos encaminha o paciente”, explica Sílvia. A ideia do contato com os médicos e prontuários é otimizar o tratamento e prevenir problemas quanto aos medicamentos, em relação às dosagens e interação com alimentos ou outros remédios. Com duração de, no mínimo, um ano, o grupo de pacientes consultas mensais e acompanhamento fármaco-terapêutico.

“Nosso foco, nesse primeiro momento, serão os portadores de câncer de próstata”, diz Maria Aparecida Nicoletti, que é farmacêutica responsável da Farmausp. As professoras esperam que, futuramente, outros projetos possam ocorrer em paralelo. “Apesar da Famausp não ser mais uma farmácia aberta que comercializa medicamentos”, explica Sílvia, “em médio prazo, a comunidade USP, que frequenta o Hospital, será muito mais beneficiada”.

Devido a instâncias superiores, comitês de ética e recursos humanos, a Farmausp não tem uma data de inauguração exata. Mas, as professoras esperam que, em outubro, ela já esteja aberta ao primeiro grupo encaminhado pelo HU.

Alunos da graduação e pós-graduação poderão estagiar na farmácia-escola. Foto: Débora Gonçalves