Processo contra gestão do Piso do Museu afeta GFAU

A diretoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) abriu uma sindicância contra a administração deficiente do Piso do Museu. O espaço é gerido pelo Grêmio Estudantil da FAU (GFAU). Os estudantes souberam da medida extraoficialmente e se posicionaram, em assembleia geral, contra a sindicância e questionam a natureza da ação, por a julgarem incongruente.

No Piso, funcionam atividades extra-curriculares, associações acadêmicas como o grêmio e a Atlética Vilanova Artigas, papelaria, gráfica e cantina. O dinheiro recebido pelo aluguel do espaço é destinado ao GFAU para a manutenção das atividades estudantis e o pagamento de salário da funcionária que auxilia com as tarefas diárias.

A sindicância foi aberta considerando a “má gestão” do Piso devido aos furtos e depredações ocorridos na cantina durante confraternizações e Repiauers promovidos no local. O processo administrativo indica um problema de segurança do espaço. Em nota, o GFAU afirma que os problemas já foram solucionados por “uma melhor organização dos eventos, sem cair em soluções como câmeras e catracas”.
O diretor da FAU, Marcelo Roméro, esclarece que a sindicância não foi aberta diretamente contra o grêmio. “Foi aberto um processo para apurar os roubos na cantina ocorridos em confraternizações não autorizadas. Ele não é contra o GFAU. É para identificar quem fez, o que foi feito e quem são os responsáveis”

A estudante do quarto ano de Arquitetura, Alessandra Souza, membro do GFAU, reforça a importância da gestão do piso pelos alunos da faculdade. “Ter o espaço da gerência e a renda para podermos fazer assembleias é essencial. A perda da administração do espaço vai acarretar a extinção da nossa organização política”.

“Ainda que a administração aponte que esses roubos ocorrem à noite, em horários de Repiauers ou de atividades extracurriculares, eles são em turnos em que os seguranças da FAU estão trabalhando. Então, o GFAU não pode ser responsabilizado pelos furtos e as brigas, como indica a sindicância”, argumenta a estudante do segundo ano de Arquitetura, Giovanna Fluminhan. Em posicionamento oficial, a Atlética da FAU manifestou seu apoio ao grêmio.