Corrida aproxima USP da comunidade externa

A 50ª edição da Volta da USP teve todas as suas inscrições esgotadas. O gramado do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) foi tomado por pessoas de todas as idades. Desde familiares, que buscavam o melhor lugar para torcer até corredores que faziam o aquecimento. Neste ano, a competição foi dividida em dois trajetos, de cinco e dez quilômetros. Os vencedores foram separados em categorias: geral, universitários, docentes e funcionários. Para os que não desejaram participar da disputa, havia a opção da caminhada. Ela aconteceu paralelamente às corridas, durante cinco quilômetros.

Na corrida de dez quilômetros, Vagner Silva Noronha foi o primeiro colocado geral. Ele fez o trajeto em 32 minutos e 25 segundos. No entanto, o vencedor da categoria aluno USP foi mais rápido: Cláudio Frizzarini fez o percurso em aproximadamente 30 minutos. Entre os funcionários, Wagner Alves Silva foi o ganhador com o tempo de 34min19s. Já o primeiro colocado entre os professores da USP foi Rômulo Bertuzzi. Ele completou a prova em pouco mais de 43 minutos.

No trajeto de cinco quilômetros, Agnaldo Moreira Gomes foi o mais rápido do grupo geral, com o tempo de 17min4s. Entre os alunos da USP, Edoardo Melloni foi o vencedor. Ele fez o percurso em 17min13s. Na categoria dos funcionários, Marcos José da Silva venceu, com a marca de 18 min7s. Daniel Macêdo Batista foi o vencedor, entre os professores da USP, completando o trajeto em pouco mais de 21 minutos.

Diversos perfis

O público da Volta da USP é muito heterogêneo e não só interessado na competição. Durante o aquecimento, no gramado do Cepeusp, é possível encontrar pessoas de diversas faixas etárias, desde crianças esperando por familiares até pessoas interessadas em ter uma vida mais saudável. Para a participante Maria Del Carmen, a importância do evento não está na competição e sim na abertura da Universidade para orientação esportiva do público em geral. “Eu gosto bastante disso, todo mundo é muito aberto e receptivo”, conta.

Há também aqueles que estão começando a competir agora e usam a prova como treino. “Estou começando a correr, embora já faça atividade física regularmente”, explica a funcionária Camila Rabelo, que participa da caminhada para ganhar ritmo.

Por sua vez, a funcionária Renata Moreira compete há mais tempo. “Faço o percurso de cinco quilômetros em 35 minutos”, diz. Ela também destaca a importância dos eventos esportivos realizados pela USP, abertos a todos. “Se ocorressem com mais frequência, seria melhor”, afirma.