EESC é vice-campeã em competição de robótica

O grupo Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica (Semear) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) foi vice-campeão na categoria “IEE-Open” da Competição Brasileira de Robótica de 2013, que ocorreu em Fortaleza, entre os dias 16 e 20 de outubro. Iniciativa de alunos que acreditam que seu processo de formação não deve se limitar às salas de aula, a equipe conta com o apoio de patrocinadores para realizar projetos mecatrônicos e participar de torneios de robótica.
A tarefa proposta pela organização da Competição foi a construção de um robô capaz de recolher latas de alumínio em ambiente de praia, desviando de obstáculos. O professor Daniel Varela Magalhães, um dos orientadores do grupo, comenta o esforço dos estudantes, que “como não tinham o dia todo para montar o projeto, viravam noites, ficavam em fins de semana, só trabalhavam fora do horário de aula”. Ele explica que ficaram em segundo lugar devido a um problema de dimensionamento de areia, “Nós não tínhamos areia tão fina quanto à da competição”. A equipe Z-Tronicx, da Universidade Paulista (UNIP) de Brasília, DF, foi a vencedora da competição.
O robô levou 18 meses para ser produzido, e ajustes estão sendo feitos no projeto após o torneio, pois ele deve permanecer montado. Leonardo Ruli, diretor geral do grupo, declara que “a equipe tinha alta expectativa quanto à Competição Brasileira de Robótica. Conseguimos um resultado excelente no desenvolvimento do projeto e nas demonstrações durante o torneio”. Esta é a segunda vez que o Semear consegue a vice-liderança na Competição – o feito também se deu em 2011.
O grupo foi formalizado na EESC em abril de 2011 e é financiado por patrocinadores, além de buscar o auxílio de projetos de extensão dentro da Universidade. “A Starrett, por exemplo, patrocinou todas as ferramentas que eles têm atualmente”, diz o professor Daniel Varela. Para ele, uma conquista como a que a equipe obteve na Competição é importante para a sua visibilidade e pode influenciar na conquista de outros patrocinadores.
O grupo conta, atualmente, com estudantes de sete cursos diferentes – ele é composto por cerca de 50 alunos. O estudante e diretor geral do Semear, Leonardo Ruli, declara a intenção da equipe de ampliar a sua área de atuação e construir três sistemas robóticos no próximo ano, “cada um para enfrentar um desafio diferente”.
Além de Varela, os professores Rogério Andrade Flauzino, Eduardo Bellini Ferreira, Luiz Augusto Martin Gonçalves e Rodrigo Nicoletti também são orientadores dos alunos do grupo Semear.