Reitoráveis divulgam suas chapas para eleições

Em meio à greve estudantil da USP por eleições diretas, quatro chapas se inscreveram para concorrer a reitor e vice-reitor. Entre elas, apenas uma não tem candidatos entre os que se apresentaram como reitoráveis anteriormente e traz uma surpresa: a ex-reitora Suely Vilela, antecessora de João Grandino Rodas, pode voltar à reitoria como vice de Wanderley Messias da Costa, professor de Geografia e superintendente de Relações Internacionais da Universidade.
Vahan Agopyan, atual pró-reitor de Pós-Graduação, não está mais concorrendo ao cargo de reitor, mas sim ao de vice de Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na chapa número três. Maria Arminda Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão, não se inscreveu.
A chapa número um é composta pelo atual vice-reitor e professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA), Hélio Nogueira da Cruz, tendo como vice a Pró-Reitora de Graduação Telma Maria Tenório Zorn. Já a chapa número dois tem como candidato a reitor o atual diretor da Escola Politécnica, José Roberto Cardoso. O vice, nesse caso, é o docente da Faculdade de Medicina da USP José Antonio Franchini Ramires.
No ato da inscrição, as chapas divulgaram também seus programas de gestão. A candidatura Helio Cruz/Telma Zorn diz se identificar “com a busca de uma USP que se renove constantemente para permanecer fiel às suas melhores tradições”. Entre suas metas estão a reforma da estrutura de poder, com promoção da descentralização e planejamento democrático.
Já a chapa Cardoso/Ramires apresenta como lema “USP Rumo ao Futuro”, com ensino como grande agente da transformação da Universidade. Os candidatos defendem repactuar espaços de discussão e planejamento nos campi, criar um programa chamado USP Cidadã, para incentivar a realização de projetos de inclusão social, e priorizar novos investimentos em infraestrutura.
A candidatura Zago/Agopyan propõe a descentralização das atividades-fim e a desburocratização da Universidade como parte da reforma administrativa, bem como “melhorar o ambiente regimental da USP, descentralizando e flexibilizando decisões”. A expansão do número de docentes também faz parte do planejamento.
A última chapa, de Costa e Suely Vilela, tem o nome de “Mantendo o rumo”, com objetivo de manter a trajetória de sucesso da USP nos últimos anos. Os candidatos buscam modernizar as gestões financeira e administrativa da Universidade, ampliar suas relações com os governos e criar uma assessoria especial para tratar de assuntos associativos, comunitários e sindicais. Ensino, pesquisa e internacionalização também estão em foco.