USP brilhou na Unisinos, diz Liga Atlética

A Copa Unisinos teve duração de três dias, começando no dia 25 de outubro e terminando no dia 27. Os jogos universitários acontecem na cidade de São Leopoldo/RS e recebem equipes de toda a América Latina. O evento visa a integração de instituições de ensino e o fomento do esporte universitário.

brantes, vice-presidente da Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (Laausp), a Copa desse ano, ao menos em termos de resultado, “foi a melhor dos últimos anos”. A USP conquistou medalhas nas categorias de basquete masculino (ouro), vôlei masculino (prata), rúgbi masculino (prata), handebol masculino (ouro), handebol feminino (bronze), futsal feminino (bronze) e atletismo. Perguntado sobre problemas, o vice-presidente afirmou que “a cada ano a participação dos alunos da USP no processo de gestão da Laausp diminui, o que dificulta o trabalho da gestão pelo baixo quórum”.

Unisinos pelos atletas

Rafael Scaglia, estudante da Poli, comemora a primeira vitória da equipe de basquete masculino da USP na história da Unisinos, mas diz que as dificuldades começaram na própria universidade. “Os módulos do Cepe estão com os tacos quebrados e possuem goteiras. Também tivemos muita desistência de jogadores que haviam sido convocados”. O jogador considera que a Laausp falhou no alojamento para o campeonato, haja vista que os atletas ficaram fora da Unisinos. A final foi contra a Liga Universitaria de Deportes, do Uruguai. Conforme o tempo passava e nós mantínhamos a diferença, o jogo ficava mais físico, mas – em meio a socos, chutes e uma cusparada do armador adversário – a USP prevaleceu”.
A atuação da Laausp, por outro lado, “surpreendeu positivamente” Daniela Bernardi, jogadora de handebol feminino e estudante da ECA. Para a atleta, os principais problemas do campeonato foram “a arbitragem caseira” e o nível das equipes. Daniela conta que o treino foi bem puxado, já que a jogadora estava no time de handebol e no de basquete feminino. “O nível dos treinos é muito alto e essa é a melhor parte de tudo, porque a gente consegue evoluir muito em pouquíssimo tempo”. O time de handebol perdeu na semifinal e ficou com o bronze.
Isabelle Wu também jogou no time de handebol, mas foi no atletismo que garantiu o ouro, tanto nos 100 metros quanto no revezamento. A atleta destaca como dificuldades “o cansaço, a falta de tempo e a falta de auxílio financeiro” – ela conciliou os treinos para a Copa Unisinos com plantões em hospital, já que é estudante do quinto ano de Medicina.
Os três atletas, porém, concordam que as amizades formadas foram o maior ganho. “Acho que ficarão amizades para toda a vida e a lembrança de uma experiência incrível”, disse Isabelle Wu.