Design terá semestre cancelado devido à greve

Alunos do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) deliberaram, em assembleia, solicitar a “exclusão” do semestre letivo de seus históricos escolares em decorrência das aulas perdidas por conta da greve de estudantes. A medida, embora já tenha sido ratificada pela Coordenação do Curso (CoC) de Design, ainda deve ser aprovada pelo Conselho de Graduação (CoG) da faculdade e pelo Comissão de Graduação (CG) da Universidade.
Caso a solicitação seja atendida, os que optarem por esse procedimento terão as disciplinas desse semestre eliminadas de seus históricos, como se nunca as tivessem cursado, e poderão cursá-las normalmente no segundo semestre do próximo ano, junto com as outras disciplinas de seu período ideal. Alunos que não desejem cancelar o semestre terão aulas normalmente de acordo com as determinações de cada professor. Dessa forma, alunos intercambistas ou de outras unidades da USP poderão encerrar o semestre normalmente.
A fim de garantir que o cancelamento das disciplinas não interfira na matrícula do primeiro semestre de 2014, os professores do curso concordaram em permitir quebra de requisito para todas as matérias que apresentem conflito por esse motivo.

Histórico
Segundo Thomaz Abramo, aluno do sexto semestre do curso, os estudantes buscaram essa solução para ter oportunidade de cursar as disciplinas desse semestre de forma mais ordenada. Para ele, seria melhor fazer essas matérias novamente no ano seguinte que encerrá-las com pressa em poucas semanas.
Ele opina também que o cancelamento ofereceria, aos professores que não concordassem com a greve, uma forma de não penalizar os alunos por sua atuação política, uma vez que “a maioria dos professores não foi a favor da greve”. O estudante cujo rendimento acadêmico fosse considerado insatisfatório por conta de sua participação na paralisação não precisaria, dessa forma, ser reprovado.
Thiago Akioka, aluno do curso, comenta que havia inicialmente uma dúvida quanto à viabilidade desse procedimento no sistema Júpiter, uma vez que “é uma situação sem precedentes”. Embora uma situação semelhante tenha ocorrido no curso de Jornalismo em 1976, o atual sistema de gestão de matrículas ainda não havia sido implantado então.
No entanto, o Conselho de Graduação da Universidade constatou que o cancelamento de matrículas da forma sugerida pelos alunos seria possível. Estudantes que optarem por essa solução inicialmente serão reprovados por excesso de faltas, mas terão as disciplinas removidas de seus históricos posteriormente.

Audiovisual
O cancelamento do semestre, com a efetuação de novas matrículas no segundo semestre de 2014, foi cogitado também por alunos do Curso Superior do Audiovisual da ECA, mas essa opção foi descartada. Isso porque as disciplinas práticas desse semestre teriam de ser cursadas, no segundo semestre do ano seguinte, tanto por alunos que as cancelaram nesse ano quanto por alunos que, naquele momento, estariam em seu período ideal. De acordo com Renan Ramiro, aluno do sexto semestre do curso, essa situação seria “inviável”, uma vez que o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA não teria equipamento suficiente para atender a demanda gerada por essa maior quantidade de alunos.