IEA conquista a Copa Cepeusp de Vôlei

BBM é vice e ECA é terceiro lugar em torneio que reuniu equipes de funcionários e docentes da Universidade

Equipe do IEA foi campeã invicta da primeira edição da Copa Cepeusp
de vôlei, perdendo apenas dois sets ao longo de toda a competição

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) conquistou o Torneio Cepeusp de Vôlei de Docentes e Funcionários, após vencer, por 3 sets a 2, o time da Biblioteca Brasiliana (BBM), que acabou ficando na segunda colocação. O time do IEA não havia perdido nenhum set até a final e foi campeão sem perder nenhum jogo.

A equipe da Escola de Comunicações e Artes ficou com o terceiro lugar, derrotando o time da Faculdade de Educação também por 3 sets a 2. As disputas pelo ouro e pelo bronze ocorreram na manhã do último sábado (30), no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

O campeonato teve início dia 17 de agosto. A primeira fase aconteceu em todos os sábados até o dia 9 de novembro. Nesses jogos, sete equipes − IEA, Biblioteca Brasiliana, ECA, Educação, Cepeusp I e II e da Superintendência de Assistência Social (SAS) − se enfrentaram e foram classificadas por um sistema de pontos, no qual cada vitória equivalia a três pontos na tabela, uma derrota a um e WO, a menos três pontos.  A segunda fase consistiu em um “mata-mata”, no qual somente as quatro primeiras colocadas na primeira fase − IEA, ECA, BBM e Educação − participaram.

É o primeiro ano que o vôlei é implementado na Copa Cepeusp de Funcionários e Docentes. “Tivemos só sete equipes participantes em 2013, mas já esperamos pelo menos 20 equipes para o ano que vem”, disse o professor e técnico de musculação José Carlos Astrauskas, coordenador do torneio. “Escolhemos o vôlei porque é uma modalidade que tem uma maior admissão do público feminino e também pra ser uma opção ao futebol”.

Para os atletas, a competição foi uma oportunidade de maior integração entre funcionários e docentes, além de uma utilização diferente do espaço da Universidade. “Foi legal para reunir pessoas de várias unidades diferentes da USP”, afirmou o funcionário da Escola de Artes Dramáticas (EAD) da ECA que preferiu ser identificado como Croata. “O campeonato também nos ajuda a quebrar o formalismo que temos no ambiente de trabalho”.

Alessandro de Oliveira, do Núcleo de Informática da ECA (NICA), acrescentou que o torneio foi interessante para  incentivar a atividade física dos docentes e funcionários, além de ter feito com ele aprendesse uma nova atividade. “No começo, ninguém do time sabia jogar vôlei direito. Nós começamos a treinar e fomos aprendendo”.

De acordo com Marcelo Rodrigues dos Santos, técnico do IEA, como foi o primeiro ano, ainda há algumas dificuldades na adesão do campeonato. Tanto que alguns times são formados por funcionários e professores vindos de outras unidades e outras equipes quase desistiram ao longo da competição. “O time do IEA, por exemplo, é formado por funcionários da reitoria e da EEFE também. A equipe da BBM quase desistiu de competir. Foi legal que eles conseguiram chegar à final”. Para Astrauskas, “uma melhor divulgação em 2014 fará com que as pessoas participem mais”.

Para os próximos anos, Astrauskas vê uma maior incrementação da Copa Cepeusp de Funcionários. “Em 2014, vamos implantar o atletismo e em 2015, a natação, aumentando o número de esportes e de opções para quem quiser competir”, afirmou.