Revista da FD faz 120 anos e é digitalizada

Publicação apresenta a história da Faculdade de Direito e o posicionamento da esfera jurídica na contemporaneidade.

Com digitalizações, mais de cem revistas publicadas pela Faculdade
de Direito da Universidade já estão disponíveis online

Criada no início do período republicano, a Revista da Faculdade de Direito da USP, chamada inicialmente de Revista da Faculdade de Direito de São Paulo, acaba de completar 120 anos e com todos os seus números levados para a plataforma digital, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi)O lançamento da coleção digital completa do acervo da Revista, com 128 fascículos e 2818 artigos, aconteceu no dia 29 de novembro.

Segundo a professora Sueli Mara Ferreira, diretora do SIBi, “hoje temos disponível a produção da Universidade de São Paulo e, de maneira muito bem estruturada, a sua preservação digital”. Ela também informa que foram montados sistemas de bibliotecas digitais de forma “descentralizada”, para que as bibliotecas da Universidade  possam ajudar a alimentá-los de sua própria base.

O professor Samuel Rodrigues Barbosa, que integra a Comissão de Publicação da Revista da Faculdade de Direito da USP (FD), lembra que a periodicidade da publicação se manteve praticamente ininterrupta – salvo o período da Primeira Guerra Mundial, devido à dificuldade de se conseguir papel para impressão. Além disso, ele atenta que, por meio da Revista, é possível que se tenha acesso ao posicionamento da camada jurídica ao longo da história contemporânea. “Podemos ler a Revista a contrapelo (ao revés) para observar como a esfera pública jurídica enxergava a política e as mudanças na sociedade, como os juristas se engajaram em projetos de modernização do país, suas aspirações, preconceitos, sucessos e fracassos”.

A Faculdade de Direito é a mais antiga faculdade do Brasil, criada em 1827 e Samuel Rodrigues Barbosa afirma a importância da Revista ao apresentar “as vicissitudes do funcionamento de uma faculdade de direito, que foi celeiro de muitos políticos e juristas”. Para ele, a digitalização disponibiliza um arquivo interessante a pesquisadores de áreas diversas.

O diretor da Faculdade, Antonio Magalhães, diz que a Revista funciona não só como meio de divulgação dos artigos e pesquisas realizados nas dependências da instituição, mas também conta a própria história da FD. Já o vice-diretor da Faculdade e presidente da Comissão de Publicação da Revista, Paulo Casella, destaca a democratização do acesso a publicações da Universidade que a disponibilidade digital possibilita.

Além da Revista da Faculdade de Direito, também houve a digitalização de todos os volumes da Revista da Faculdade de Medicina, que completa 97 anos, e do jornal O Bisturi, da mesma Faculdade, que completa 83 anos.