Alunos conseguem café da manhã no bandejão

RIBEIRÃO PRETO

O Restaurante Central do campus de Ribeirão Preto passará a oferecer café da manhã todos os dias, após decisão da Superintendência de Assistência Social da USP em resposta a abaixo assinado dos estudantes do campus.
O Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto informa que, segundo a Divisão Financeira, a previsão para o início do oferecimento do café da manhã “é no máximo para o início de junho”, devido a aditamentos contratuais e novas licitações, que serão necessários. O setor também comunica que “todas as providências já estão sendo tomadas, tanto pela Divisão Financeira, como pelas Divisões de Atendimento a Comunidade, que gerencia o Restaurante Universitário, e de Manutenção e Operações, responsável pelo setor de transportes”.
“Há mais de 20 anos, o café da manhã não é servido nenhum dia da semana no Restaurante Central [de Ribeirão]. A falta dessa refeição, que hoje é a realidade de uma parte considerável dos estudantes, não é saudável e compromete a disposição e o rendimento na universidade”, conta Vitor Amando de Barros, diretor do DCE Livre da USP (Diretório Central dos Estudantes da USP) em Ribeirão Preto.
Foram reunidas 2 mil assinaturas, o que representa mais de 30% dos alunos de graduação do campus. “Era necessário mostrar que uma parte significativa dos estudantes queria o café da manhã no Restaurante [Central], que haveria demanda”, explica.
O DCE e os centros acadêmicos da Escola de Enfermagem (EERP) e das Faculdades de Direito (FDRP), de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP), de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Medicina (FMRP) começaram a organizar o abaixo assinado há dois anos. “Tivemos uma iniciativa de impulsioná-lo de maneira mais ampla em outubro do ano passado, quando da greve estudantil e ocupação da reitoria”, diz o diretor do DCE Livre. A resposta positiva da Prefeitura do Campus chegou depos de cinco meses, no início de março deste ano.