Bichusp abre temporada do esporte na USP

Tradicional campeonato dos “bixos” é o primeiro contato do calouro com os esportes praticados na Universidade

Depois de ver o nome na lista, da sujeira da matrícula, das atividades da Semana de Recepção, começa o ano letivo para os bixos da USP. Mas, para além das aulas, existe outra faceta importante da vida universitária, o esporte, que vai ter seu início nesse final de semana, com o Bichusp. O campeonato é organizado pela Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP) e está na sua 44ª edição.
São onze modalidades: natação, tênis de mesa, atletismo, xadrez, futebol de campo, futsal, rugby, volei, handebal, softbal e basquete e as equipes são formadas apenas pelos bixos, que têm a primeira oportunidade de defender sua faculdade. As disputas acontecem sempre nos finais de semana, entre os dias 15 de março e 06 de abril, no Centro de Práticas Esportivas (CEPE).
“Esperamos que os calouros desse ano venham motivados e querendo jogar todas as modalidades possíveis”, diz Felippe Ribeiro, presidente da LAASUP. Para Paula Thiemy, bixete do curso de jornalismo na ECA, a motivação já começou no dia da matrícula. “Quando fui aprovada, comecei a pensar em voltar a praticar esportes pela universidade. Na matrícula disse qual me interessava e a DM da natação falou comigo. Ela me motivou bastante, contou sobre as competições e tudo. Assim, decidi participar do Bichusp porque acho uma boa maneira de estrear no esporte levando o nome da sua escola”, conta.
A motivação dos bixos é importante porque, segundo João Francisco Meireles, diretor geral de esportes da LAAUSP, o principal desafio na organização do campeonato é conseguir aumentar o número de equipes nas modalidades com menos visibilidade, como o softbal, o atletismo e o xadrez.
O primeiro final de semana, 15 e 16 de março, está reservado para as competições individuais: natação, tênis de mesa, atletismo e xadrez. A partir do dia 22 de março, entram em campo as modalidades coletivas. O campeão geral é definido ao final de todas as competições, a partir da contagem de pontos.
Os horários e o chaveamento ainda não estavam disponíveis até o fechamento da edição.