Cinema na Grama abordará cultura brasileira

No mês de abril, o Cinema na Grama, atração vinculada à Tenda Cultural Ortega y Gasset, traz gratuitamente três prestigiados filmes relacionados à cultura brasileira, que abordam, respectivamente, a história do grupo Os Mulheres Negras, a vida de Wilson Simonal e a trajetória do grupo teatral Dzi Croquettes. 

No dia 5 de abril, às 18 horas, será exibido o filme Música Serve Pra Isso – Uma História dos Mulheres Negras?, de Bel Bechara e Sandro Serpa. Lançado em 2013, o documentário conta a história do grupo Os Mulheres Negras, conhecido como a terceira menor big band do mundo. O grupo, que era formado por André Abujamra e Maurício Pereira, esteve em atividade na década de 1980 e era marcado pela mistura de diversas referências culturais. O filme, um dos vencedores do prêmio IN-EDIT Brasil – 5º Festival Internacional do Documentário Musical, conta a trajetória da banda a partir do cenário brasileiro da época.
Já no dia 12 de abril, também às 18 horas, o Cinema na Grama irá exibir o documentário Simonal – Ninguém sabe o duro que dei, que conta a história de Wilson Simonal, cantor que se tornou célebre pela interpretação de músicas como Sá Marina e País Tropical, na chamada Era dos Festivais da música popular brasileira. Com direção de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, o filme conta a vida do Simonal, sem deixar de falar do auge do sucesso do cantor e de seu ostraciscmo, após ser acusado de envolvimento com a ditadura militar.
Encerrando a programação do mês, no dia 26 de abril, às 18 horas, será a vez do documentário Dzi Croquettes. Dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o filme conta a história do grupo teatral homônimo que abalou as estruturas da cultura brasileira na década de 1970. Ícone da contracultura, o grupo era formado por homens que usavam roupas e acessórios femininos em pleno regime ditatorial brasileiro.