Futebol vira tema de estudos do Ludens

Núcleo pesquisa temas como o papel do futebol no período da ditadura e a homossexualidade nas arquibancadas
Pesquisas elaboradas pelo Ludens vão além da análise de aspectos comuns no futebol, englobando aspectos sociológicos (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Pesquisas elaboradas pelo Ludens vão além da análise de aspectos comuns no futebol, englobando aspectos sociológicos (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

É um erro pensar que o futebol consiste apenas em jogadores correndo atrás de uma bola dentro das quatro linhas. A chamada paixão nacional abrange aspectos mais profundos da sociedade brasileira, e a investigação sobre esse outro lado do futebol é que motiva grande parte das pesquisas desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens). O Ludens foi criado em 2010 com o apoio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O grupo reúne pesquisadores de diversas modalidades de jogos e esportes, no entanto dedica atenção especial ao futebol.

Futebol além das quatro linhas

Muitos trabalhos envolvem temas relacionados à influência do esporte na sociedade, tanto no cenário cultural quanto político, econômico, social e até comportamental. No estudo Voa canarinho, Voa!, por exemplo, o pesquisador Denaldo Alchorne de Souza aborda como o futebol foi utilizado, durante o regime militar, pelo governo, pela imprensa e pelos trabalhadores. Investigando o período compreendido entre 1974 e 1985, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o pesquisador mostra o choque de interesses entre os três grupos, relação conflituosa que traz revelações sobre as contradições existentes na sociedade brasileira durante a ditadura.
Já no âmbito comportamental, o estudo Torcidas gays no Futebol aborda a forma de torcer de torcedores e torcedoras homossexuais, refletindo sobre o significado do futebol na sociedade. De autoria de Wagner Xavier de Camargo, que participa do Movimento Esportivo Internacional LGBT, a pesquisa parte do pressuposto de que o universo do futebol brasileiro é organizado sobre uma estrutura fundamentalmente heteronormativa, a qual, muitas vezes, engloba aspectos do machismo. Partindo desse ponto, o estudo investiga como gays e lésbicas se posicionam diante do esporte e do comportamento de muitas torcidas organizadas, procurando entender se há uma conivência com os valores arraigados nas arquibancadas ou se há o surgimento de novas maneiras de torcer.

Futebol é evento

Além disso, o Ludens também é responsável pela organização de diversos eventos relacionados à paixão nacional, entre os quais o II Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol, que será realizado de 13 a 16 de maio. A conferência, que neste ano traz o tema Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades, contará com 17 convidados, entre os quais encontram-se historiadores, antropólogos, geógrafos, jornalistas e sociólogos, cujos nomes ainda não foram divulgados. Entre os temas abordados, estão o futebol feminino e o antagonismo entre os times.
Os encontros irão ocorrer na FFLCH, no Museu do Futebol, na Fundação Getúlio Vargas e na Biblioteca Mario de Andrade. Além dos palestrantes, há pesquisadores que irão apresentar trabalhos de pesquisa, e o processo de inscrição para esse tipo de participação já foi encerrado. No entanto, os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever gratuitamente até o dia 15 de abril, por meio do site www.ludopedio.com.br.