Lino, desculpe nossas falhas

O Jornal do Campus está contente em poder apresentar nosso novo ombudsman, afinal, é no começo de cada semestre letivo que um novo “advogado do leitor” é escolhido para colaborar para este impresso. O ombudsman atua no JC desde 1987 e promove no periódico um espaço de autorreflexão, com críticas à nossa atuação para as sempre necessárias reformulações que passamos. Durante os próximos quatro meses, teremos como parceiro o jornalista e editor de mídia online da revista Carta Capital, Lino Bocchini.
Conhecido por buscar, a partir do seu trabalho, garantir as liberdades da profissão, Bocchini tece duras críticas à censura e outros atentados à liberdade de expressão que põem em risco o exercer jornalístico todos os dias – é do jornalista o blog Desculpe a Nossa Falha (http://desculpeanossafalha.com.br/), que narra a censura sofrida na Folha de S. Paulo, e está há mais de 1200 dias sob censura. O blog, como promete o editor, alia jornalismo e ativismo – e “o que mais der na telha”.
Bocchini começou sua carreira nos jornais populares do grupo Folha, atuou como editor passando por vários cadernos do veículo, de Variedades à Economia. Trabalhou também na editora Abril, na criação de novas revistas. Na área da política, assistiu ao governo de Marta Suplicy fazendo análise de mídia para a prefeitura.
Em 2011, foi Bocchini o primeiro jornalista de um veículo brasileiro a conseguir uma entrevista com Julian Assange, durante o escândalo dos Wikileaks. Atualmente, o jornalista atua como editor de mídia online da revista Carta Capital, onde coordena a equipe responsável por todo material virtual da revista. Não é por acaso que foi nosso escolhido. Além de seus artigos bastante analíticos e que repensam – em alguns momentos – a própria mídia, esperamos que ele possa nos ajudar a renovar e avaliar nossa relação com a web. Ano passado o JC passou por uma grande reformulação que mudou a cara do impresso e este ano queremos levar essa mudança para as mídias online.
Estamos, como nosso ombudsman, nas redes sociais. Facebook e Twitter já complementam o impresso e nosso site traz conteúdos exclusivos de entrevistas além de uma cobertura mais dinâmica para os assuntos recentes – afinal, 15 dias é muito tempo entre as nossas edições. Esse ano iremos, então, reforçar o uso dos meios digitais e a produção de material multimídia – além de incentivar a produção de conteúdos exclusivos para o online. Ah, em tempo, lançamos o nosso Instagram (@JornaldoCampus), que tatará o fotojornalismo com uma cara mais despojada e dinâmica.