Prática esportiva é consentida no campus

Equipe do IEA foi campeã invicta da primeira edição da Copa Cepeusp de vôlei, perdendo apenas dois sets ao longo de toda a competição (Foto: Rúvila Magalhães)
Foto: (Rúvila Magalhães)

Quem passa pelas ruas da Cidade Universitária “Armando Salles de Oliveira” (CUASO) no início da noite pode ver centenas de pessoas correndo em busca bem estar físico e mental. “Comecei a correr há nove anos, quando passei por um grande susto na saúde”, diz Maurino Medeiros. Desde que começou a correr, Maurino sempre treinou na Cidade Universitária. Ele conta que escolheu a CUASO porque ela está próxima à sua casa. Valdir Cardoso Jr, outro atleta-usuário, escolheu a corrida para garantir qualidade de vida. “Gosto da corrida porque ela me ajuda a liberar o estresse acumulado no dia a dia”, diz.
Maurino e Valdir fazem parte de uma equipe que treina sob a assistência de uma assessoria esportiva que oferece treinos na Cidade Universitária. Muitos corredores que usam o espaço físico do Campus da USP para treinar associam-se às essas equipes, que oferecem a seus membros planilhas de treinamento, carros equipados com colchonetes para o alongamento, água e isotônicos para hidratação e apoio de treinadores, que orientam os treinos. “Procurei uma assessoria porque queria melhorar meu rendimento e minha performance nas competições”, diz Valdir.
A Prefeitura da Campus da USP Capital (PUSP-C) ainda está iniciando o levantamento de dados sobre quantas e quais são essas assessorias que atuam na Cidade Universitária. “[O levantamento] é dificultado pelo fato de algumas assessorias não utilizaram a Cidade Universitária com peridiocidade regular. O cadastramento dessas assessorias está sendo previsto. Nesse momento, estamos estudando a melhor forma de realizá-lo, no sentido de dar conta, inclusive, dessa sazonalidade”.
Segundo Ronaldo Martinelli, treinador da assessoria 5Ways, é o tráfego menos intenso de carros dentro da USP que a torna favorita das assessorias esportivas “É mais segurança para os corredores”, diz. Cauê Andrade, treinador da assessoria 4any1, concorda com a questão da segurança e acrescenta: “A localização daqui atrai muita gente. No sábado, mais de 60 pessoas vem treinar aqui com nosso grupo”.
Mesmo bastante difundida, a atividade das assessorias no espaço físico da USP ainda não é devidamente regulamentada. Segundo a PUSP-C, tal regulamentação está nos planos, mas ainda depende do avanço das discussões tanto com as assessorias quanto no âmbito do Conselho Gestor do Campus. Por enquanto, a prática esportiva na Cidade Universitária ainda é “consentida”, segundo a PUSP.
Esse é o status da atividade: não regulamentada, porém consentida, garante, segundo os treinadores das assessorias, um bom relacionamento com a administração do Campus. “Nós só não podemos mais montar tendas para o atendimento dos corredores, mas não temos problema com isso”, diz Martinelli. Ainda segundo Martinelli, não houve, por parte da nova administração nenhuma sinalização de que a USP pretende cobrar taxas pela utilização do espaço. A PUSP diz que primeiro precisa regulamentar a atividade para depois discutir a questão.