Saiba como está a situação das obras no campus após o anúncio de corte de gastos nesta gestão

Com as mudanças na reitoria da USP, as recentes informações sobre o corte de 30% no orçamento e os problemas financeiros da universidade, parece inevitável não pensar no impacto nas construções realizadas no campus Butantã. A reportagem apurou que quatro das obras supervisionadas pela SEF (Superintendência do Espaço Físico) já deveriam ter sido entregues no começo deste ano mas estão atrasadas.
No entanto, estes problemas com os prazos não têm, necessariamente, relação com as dificuldades orçamentárias. As quatro obras em questão são: a construção do edifício administrativo do IB (Instituto de Biociências), a reforma dos auditórios do prédio do Biênio na Escola Politécnica, a finalização do prédio do Instituto de Relações Internacionais e a construção do auditório do Bloco Didático da Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Fofito), na Faculdade de Medicina.
Segundo a administração do IRI, a obra esta próxima de ser finalizada, já que faltam apenas alguns detalhes de acabamento e a finalizar a instalação dos dutos de ar-condicionado. A construção do edifício começou em 2009 e, ao longo dos últimos dois anos, vem sofrendo alterações constantes em sua data de entrega. A princípio, a entrega deve ocorrer neste mês de março.
De acordo com a Construtora Roy, que é responsável pelo novo auditório da Fofito, os problemas de dinheiro que a universidade vem enfrentando não influenciaram na obra, que começou no final de 2013. O pagamento dos custos é feito pela universidade conforme a construção ocorre, e, até agora, nenhum problema financeiro ocorreu. O atraso, segundo a construtora, é normal e se deve a períodos de chuva, ajustes no projeto e outros problemas burocráticos que não são exclusividade da USP.
Procurada pela reportagem, SEF não quis se pronunciar para falar sobre o andamento das obras e os novos prazos de entrega. Com o novo orçamento, aprovado no último dia 25 de fevereiro, a SEF adiantou que ainda restam decisões a serem tomadas em relação às construções, mas que todas as novas informações serão publicadas em seu site.
Atualmente, a nova instalação da Faculdade de Medicina ainda está na parte estrutural. A própria empresa reconheceu que o prazo de entrega que aparece no site da SEF, março de 2014, já não é o atual, e que a obra ainda deve demorar bastante.