SPTrans afirma que filas no circular são sazonais

Foto: Rúvila Magalhães

Alunos do campus Butantã têm dificuldades em utilizar o circular neste início de semestre. Os ônibus lotados e as longas filas de espera se tornaram obstáculos no cotidiano dos usuários das linhas 8012-10 e 8022-10, que fazem o trajeto da estação Butantã, Linha 4-Amarela do Metrô, até as principais unidades da Cidade Universitária. O movimento nos horários de pico excede a capacidade dos ônibus e gera transtorno aos estudantes e aos funcionários. A SPTrans, responsável pelas linhas, alega que o fluxo intenso é comum no início do ano e que as linhas devem voltar ao normal em breve.
“Todos os dias, desde o começo do ano, vejo essa fila absurda aqui de manhã”, conta o calouro de engenharia Felipe, apontando para a fila que dobra a esquina da Av. Vital Brasil às 7 horas. O horário de pico das linhas é das 7 às 8 horas, das 18h30 às 20 horas e também das 22 às 23 horas. “O problema não é só para ir. Na volta da aula, chegam a passar dois, três circulares completamente lotados, e não é possível embarcar”, continua.
Segundo a SPTrans, o aumento no número de usuários das linhas no início do semestre escolar seria o responsável pelos transtornos no horário de pico. “Trabalhamos com essa hipótese de fenômeno sazonal porque, ano passado, observamos também um aumento no fluxo de usuários em março e abril. Estamos estudando medidas para suprir essa demanda adicional, mas a tendência é que esse fluxo diminua e as linhas voltem a operar normalmente, sem maiores transtornos, em breve”.
No entanto, os problemas com a lotação dos circulares são antigos. Desde sua implantação, há dois anos, as linhas têm sofrido com as alterações nos itinerários de outros ônibus que passam pela Cidade Universitária. Ano passado, a extinção de diversas linhas, como a 724A-10 (Aclimação/Cidade Universitária) e a 701U-10 (Jaçanã/Butantã), sobrecarregou os circulares e a SPTrans se viu obrigada a agir. “Aumentamos o número de veículos disponíveis no horário de pico”, afirma a empresa. “Além disso, com o aumento da frota de veículos dotados de duas catracas, aumentamos também a velocidade de embarque”. Dentre as novas medidas que estariam sendo estudadas pela empresa está a ampliação do espaço para os circulares no Terminal Butantã – hoje só quatro conseguem estacionar concomitantemente na área.
Francisco Claúdio da Silva, motorista do 8012-10, confirma o stress nos horários de pico. “Faço sempre o horário da manhã e nas primeiras horas do dia é bem complicado, o ônibus está sempre transbordando”, afirma. “Porém, depois do horário de rush fica mais tranquilo, não tenho do que reclamar”, continua o motorista, que dirige linhas que passam pela Cidade Universitária desde 1995.