Estudantes da EACH reclamam de Plano B

Diante da insatisfação de muitos, Zago considera soluções para o campus da USP Leste prioridade no momento

As aulas da EACH começaram no dia 31 de março, mas os alunos e professores reclamam das condições em que seus cursos foram realocados na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Faculdade de Tecnologia (Fatec), Quadrilátero da Saúde e campus Butantã da USP. As reclamações referem-se à distância, à ausência de bandejão e tde estrutura adequada para atender as necessidades dos cursos.
Os alunos que estudam em período integral e que não foram realocados no campus Butantã reclamam das altas despesas com alimentação, por não terem acesso a restaurantes universitários.
Yohana Staibano, que cursa Lazer e Turismo, mora em Mogi das Cruzes e a distância é um obstáculo para frequentar às aulas. Ela tem um filho pequeno que estuda à tarde, no mesmo período que ela, e conta que não está indo às aulas, pois é muito longe de sua casa. A estudante leva 6 horas nos trajetos de ida e volta, e não tem com quem deixar seu filho: “Só vou às aulas semestre que vem, se voltar para a EACH, senão desisto de vez”, declara.
Suelaine Lourenço, aluna de Ciências da Natureza, está tendo aulas no Quadrilátero da Saúde e é a favor de uma mobilização geral: “Acho que teríamos que nos unir e fazer greve, manifestação, para todos saberem a vergonha e desrespeito que nós estamos passando por parte da Universidade”.
Adriana Tufaile, professora da EACH, informa que algumas disciplinas não estão ocorrendo por falta de laboratórios práticos. A professora ministra a disciplina “Laboratório de Física” e afirma que suas aulas estão acontecendo em salas normais, e que os professores têm que transportar os equipamentos para a aula diariamente. Esta situação é ainda mais complicada pois essa disciplina ocorre pela manhã na Unicid e à noite na Escola de Enfermagem. Adriana ainda diz: “Soube que a Unicid tem um laboratório de física, mas que a USP não o alugou”.
A diretoria publicou uma nota oficial em que declara ter conhecimento dos problemas enfrentados pelos alunos e estar providenciando soluções para a situação da comunidade EACH. Já o reitor Marco Antonio Zago enviou uma mensagem aos alunos, funcionários e professores da USP Leste em que afirmou que encontrar soluções para os problemas ambientais para o campus era sua prioridade. Na mensagem, lamenta a o atraso no início do semestre letivo e ainda fora do campus Leste, e disse estar se dedicando para minimizar os transtornos ao mesmo tempo em que busca “resolver definitivamente o problema do passivo ambiental que encontrei ao assumir a Reitoria”.

Por Daniel Morbi