FEA é a grande campeã do Bichusp 2014

Vencedora pela oitava vez, FEA levou o ouro no softball misto, vôlei e tênis masculinos e no atletismo feminino

Com apenas três pon­tos de diferença sobre a segunda colocada, a Faculdade de Economia, Admi­nistração e Contabilidade(FEA) venceu pelo segundo ano con­secutivo o Bichusp, competição que acontece todos os anos entre os calouros das unidades de São Paulo da USP. A segunda posição ficou com a Escola Politécnica (Poli) e o terceiro lugar, com a Es­cola de Educação Física e Espor­tes (EEFE). A FEA ganhou a com­petição oito vezes no total, nos anos de 87, 90, 98, 2007, 2008, 2010, 2013 e agora, em 2014. O campeonato, que teve início em 15 de março e chegou ao fim no dia 6 de abril, contou com a par­ticipação de 24 unidades.

Na Atlética da FEA, o clima é de satisfação e de dever cum­prido. “Principalmente por con­ta do Economíadas no primeiro semestre, já começamos a pilhar os bixos desde o dia da matrícu­la, e o nosso principal objetivo era aproximá-los da Atlética e dos times, para eles já começa­rem a sentir como é fazer parte disso tudo”, disseram os direto­res gerais de esportes da Atlética da FEA-USP, Eliane Abe, Rafael Coiro e Yuri Szymanskyj. Eles contaram ainda que o retorno dos calouros após a conquista foi bastante positivo. “O fato de ter­mos ganhado dois anos seguidos nos deixa muito orgulhosos de ter proporcionado para os nos­sos bixos a mesma sensação da vitória do ano passado, e nos dei­xa cientes de que temos reforços ótimos para os times”.

Em jogo da semifinal do Futsal Masculino, equipe da FEA joga bem e vence o time da Farma. Na final, a faculdade foi superada pelo IME (Foto: Patrícia Figueiredo)

A campeã geral (FEA) venceu no softball misto e no volêi mas­culino e foi a maior pontuadora no tênis masculino e no atletis­mo feminino. O masculino foi liderado pela EEFE, que se des­tacou também nos esportes co­letivos, levando três medalhas de ouro nas modalidades em grupo, mais do que qualquer outra uni­dade. A Escola venceu as finais do basquete masculino, hande­bol masculino e do futsal femi­nino. Já o futsal masculino ficou com o Instituto de Matemática e Estatística (IME). O IME também ga­nhou o tor­neio de tênis de mesa mas­culino – o tê­nis de mesa feminino foi conquistado pela EEFE.

Os espor­tes individu­ais foram o trunfo da Poli, que pontuou mais que as suas ad­versárias no xadrez e na nata­ção feminina e masculina, além do tênis de campo feminino. A vice-campeã levou o título tam­bém no handebol feminino e no vôlei feminino. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) surpreen­deu e bateu a tradicional EEFE na final do futebol de campo. A FFLCH ganhou ouro também no basquete feminino.

As unidades que lideram a classificação geral são pratica­mente as mesmas que estavam nas cinco melhores posições ano passado, à parte algumas exce­ções. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), que em 2013 aparecia em quarto lu­gar, caiu neste ano para a sétima posição. FEA, EEFE, Poli e São Francisco se mantiveram no top 5 nos dois anos. A única novida­de no grupo é a FFLCH, que vem crescendo a cada ano e conse­guiu abocanhar a quinta posição nesta edição de 2014.

A competição, que foi orga­nizada pela Liga Atlética Aca­dêmica da USP (LAAUSP), teve neste ano a presença do pró­-reitor de graduação, professor Antonio Carlos Hernandes, que compareceu à premiação e en­tregou troféus e medalhas, além de vale-livros, que devem ser trocados pelos atletas na sede da Pró-Reitoria de Gradução (Rua da Reitoria, 374 – 4ª andar).

Confira na tabela ao lado, a classificação final das 15 fa­culdades que mais marcaram pontos e também a variação das posições de cada uma de­las com relação à edição do Bi­chusp do ano de 2013.