No campus de Ribeirão, frequentadores são incentivados a ler nos pontos de ônibus

As pessoas que frequentam os pontos de ônibus dentro do Campus de Ribeirão Preto já podem usufruir de uma nova fonte de entretenimento e cultura. Caixas de acrílico que abrigam jornais, revistas e panfletos foram colocadas em 14 paradas de ônibus do campus, disponibilizando materiais de leitura para aqueles que esperam pelo transporte coletivo.

Caixas de acrílico abrigam publicações em paradas de ônibus

O projeto entitulado Divulgação Científica e Cultural na USP é uma iniciativa de dois docentes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e Ribeirão Preto (FFCLRP) em conjunto com funcionários da faculdade e da Biblioteca Central do campus. A proposta, implantada em outubro de 2013, contou com o financiamento da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto, que construiu e instalou as caixas, e a Pró-reitoria de Cultura e Extensão, que mantém bolsistas responsáveis pela coleta de doações e atualização dos materiais disponibilizados.

Para Carlos Ernesto Garrido Salmon, professor do Departamento de Física da FFCLRP e um dos coordenadores do projeto, os pontos de ônibus são lugares apropriados para a divulgação de materiais de leitura em geral. “Esses locais possuem uma concentração expressiva de público e neles muitas vezes o tempo de espera pode ser prolongado”. Atualmente, a USP de Ribeirão Preto possui mais de 25 paradas de ônibus que atendem diariamente cinco linhas urbanas, três linhas regulares de ônibus interurbanos e o circular da universidade.

Ciência, Cultura e Variedades

Os exemplares disponibilizados nos pontos são relacionados a três grandes áreas temáticas: Ciências, cultural geral e variedades. O material coletado pela equipe de bolsistas é previamente selecionado segundo critérios de relevância para o público, bem como materiais eventualmente depositados por terceiros nas caixas.

Garrido explica que avaliações e pesquisas são realizadas periodicamente para atualizar as demandas de leitura dos usuários. “Foram feitas duas enquetes desde o início do plano, uma em outubro de 2013, que contou com 140 respostas presenciais e 195 online, e outra no final de fevereiro deste ano e que ainda está em análise”. Segundo dados coletados pelas amostras, 90% do material é retirado dos pontos de leitura, seja para uso próprio da pessoa que espera o ônibus ou de terceiros.

O professor ressalta que as respostas relativas à receptividade do público auxiliam no processo de aprimoramento do projeto para os próximos anos, e que o programa está aberto aos interessados em contribuir com outras publicações. As doações devem ser feitas na sala 302 do Bloco 6 da FFCLRP, na Av. dos Bandeirantes, 3.900, em Ribeirão Preto.