Prefeitura realiza obras contra enchentes no P1

Trânsito no local deve ser prejudicado por interdições de faixas (Foto: Ana Beatriz Brighenti)

Pelos próximos quatro meses, os motoristas devem buscar alternativas de acesso à Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO). O motivo são os congestionamentos causados por uma obra municipal e de responsabilidade da Subprefeitura do Butantã, cujo valor estimado é de R$ 4.501.653,59.
Contratada pela Prefeitura do Município de São Paulo, a obra teve início em junho de 2012, com a drenagem do entorno da Rua Romão Gomes, e desde o dia 1 de abril deste ano tem dificultado o tráfego de automóveis na Cidade Universitária. Questionada sobre a necessidade de realizar as obras durante o período letivo, a Subprefeitura do Butantã citou duas situações que atrasaram o projeto. “Foram detectadas interferências com redes de concessionárias que necessitaram de um estudo aprofundado para solução do problema. Além disso, com a mudança na prefeitura da Cidade Universitária, foram solicitadas informações adicionais sobre o projeto que demandaram, por conseguinte, um tempo maior para o início.”
De acordo com a Divisão de Infraestrutura da Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), o objetivo do projeto é eliminar os frequentes alagamentos na região. Segundo estimativas da Defesa Civil, foram registrados 40 casos de enchente no Butantã durante o ano de 2013. Para resolver o problema, a Prefeitura pretende instalar dois tubos de concreto de 1,5 metro de diâmetro, ligando as bocas de lobo da Rua Alvarenga ao Córrego Pirajussara.
Durante o período das obras, a PUSP-C recomenda aos motoristas que evitem entrar e sair pelo P1, especialmente nos horários de pico, utilizando como alternativas a Portaria Teixeira Soares (próxima ao P1, com acesso pela Rua Alvarenga) e a Portaria 2 (acesso pela Av. Escola Politécnica).